Memorial encerra programação da Sétima Primavera dos Museus
O Memorial da Justiça Eleitoral da Paraíba concluiu na última quinta-feira (26) a programação alusiva à 7ª Primavera dos Museus, evento nacional promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).

O Memorial da Justiça Eleitoral da Paraíba concluiu na última quinta-feira (26) a programação alusiva à 7ª Primavera dos Museus, evento nacional promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). O evento, aberto ao público, realizado na sede do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), abordou o tema “Museus, memória e cultura afro-brasileira”.
A programação de encerramento desta quinta-feira contou com a exibição do filme “Kiriku”, seguida da apresentação cultural “Roda de leitura e varal poético – Lenda africana – com Maria Carmelita Lacerda, Janete Lins Rodrigues e Josilane Maria do Nascimento Aires (escritoras).
o evento teve início terça-feira (24), com o relançamento do selo da série “América: Luta contra a discriminação racial”, pelo presidente do TRE-PB, desembargador Marcos Cavalcanti de Albuquerque, e a realização da mesa temática sobre o tema central do evento com o arcebispo Emérito da Paraíba, Dom José Maria Pires; o juiz da 1ª Vara Cível, Josivaldo Félix; a ex-vereadora Paula Frassinete, com mediação do professor e membro do Núcleo de Estudos de Pesquisa Afro-brasileira e indígena da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).
Na quarta-feira (25), foi exibido o filme “O Navio Negreiro”, sobre o poema de Castro Alves musicado por Caetano Veloso, seguido da mesa redonda com os palestrantes: secretário de Cultura do Estado da Paraíba e músico, Chico César, e o analista judiciário do TRE-PB, Francisco Bento. Mediou a mesa a doutora em Sociologia pela UFPB e membro do Núcleo de Estudos de Pesquisas Afro-brasileira e indígena da UFPB, Vânia Fonseca.