Presidente do TRE-PB visita postos de atendimento biométrico no Cariri paraibano
O presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), desembargador João Alves, esteve nesta terça-feira (22), nos municípios de Monteiro, Sumé, Serra Branca e São João do Cariri visitando os postos de atendimento biométricos.
Os municípios que passam pelo cadastramento biométrico obrigatório no Cariri paraibano totalizam 50.716 eleitores, dos quais 30.861, o equivalente a 60,85%, buscaram atendimento.
Para atender a demanda, a presidência do TRE-PB recomendou que os postos de atendimento biométrico funcionem nas semanas de Natal e Ano Novo, de 21 a 23 e 28 a 30 de dezembro, das 8 às 17 horas: “É importante que os eleitores aproveitem a oportunidade e atendam a esse chamado comparecendo aos postos de atendimento o quanto antes, evitando o constrangimento das filas de ultima hora”, destacou João Alves.
Na oportunidade, o presidente do Tribunal manteve contato com os chefes eleitorais, ressaltando a importância da divulgação do recadastramento biométrico nos meios de comunicação. Recomendou aos chefes eleitorais que concedessem entrevistas diárias às rádios locais.
A pretensão do TRE-PB de é homologar, em até meados de janeiro de 2016, a biometria na Paraíba. Para que o tribunal homologue a biometria é necessário alcançar 80% do total de eleitores recadastrados, independente do resultado individual de cada município.
Para fazer o recadastramento é necessário apresentar um documento oficial com foto, comprovante de residência não inferior a três meses e o título de eleitor, se houver. Quem não se recadastrar terá o título cancelado e não poderá votar nas próximas eleições, além de estar sujeito ao cancelamento do CPF, perda do bolsa família, dentre outros prejuízos.