TRE-PB realiza segunda edição do projeto “Eleituras”

O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) realizou nesta segunda-feira (25) a segunda edição do “Eleituras”. O projeto – que teve sua primeira edição em março e recebeu o apoio do presidente do TRE-PB, desembargador José Aurélio da Cruz – busca incentivar a cultura dentro do Tribunal, além de promover um ambiente de descontração para os servidores.
“Destaco a importância do projeto literário na Biblioteca, implementado em minha gestão, num ano corrido para Justiça Eleitoral em virtude das Eleições Municipais, mas que proporcionará um instante de relaxamento ao servidor”, ressaltou o presidente.
Nesta edição, o eixo do projeto foi uma roda de leituras sobre o livro “O pequeno príncipe”, de Antoine de Saint-Exupéry. Além disso, a abertura ocorreu novamente a encenação de uma coletânea de poemas apresentada durante a primeira reunião do grupo. Todo encontro foi registrado pelo programa Brasil Eleitor, da TV Justiça.
De acordo com a servidora Nara Limeira, organizadora do evento, o número de participantes duplicou em relação à primeira edição e a repercussão foi muito boa.
“Começamos a entender que estamos colhendo os frutos da primeira edição e cumprimos também nosso objetivo que é movimentar a biblioteca, ela deixa de ser um espaço de guardar livros, de emprestar e devolver escritos da área jurídica e passa a ser o que ela deve ser: um espaço de convergência de culturas, onde as pessoas se encontram para ler, partilhar idéias, sentimentos, sensações e viver sua humanidade”, declarou Nara.
A próxima edição ocorrerá em julho e o tema dos textos trabalhados será o envelhecimento. “Entendemos que é um caminho que todos nós estamos trilhando e no TRE há um grupo de servidores pensando bastante em aposentadoria, então iremos abordar a forma como vemos isso, o nosso caminhar pela vida”, disse a organizadora.
Projeto social incentiva servidores a doarem livros infantis
O evento também serviu para apresentar aos servidores do TRE-PB o projeto social Terraço da Leitura, que busca inserir o hábito de ler na vida de crianças do bairro Padre Zé, em João Pessoa. Nara explicou que os servidores podem contribuir doando livros de literatura infanto-juvenil, gibis, livros educacionais, etc. As doações podem ser feitas diretamente na Biblioteca do Tribunal e as doações serão entregues no próximo encontro do Terraço.