TSE lança livro “Seminário Internacional Fake News e Eleições”
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) lançou livro online sobre o “Seminário Internacional Fake News e Eleições”, no dia 30 de agosto.
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) lançou livro online sobre o “Seminário Internacional Fake News e Eleições”, no dia 30 de agosto, durante evento que divulgou o Programa de Enfrentamento à Desinformação com Foco nas Eleições 2020. O Seminário contou com a presença de autoridades brasileiras e estrangeiras, além de especialistas no tema, para debater sobre o fenômeno da propagação de falsas informações.
O livro contém os seguintes painéis realizados durante o evento “Seminário Internacional Fake News e Eleições”: Lei Eleitoral e os Limites da Propaganda; Eleições e Fake News no Mundo; Liberdade de Expressão x Crime Contra a Honra; Ferramentas de Enfrentamento às Fake News; e Mídias Sociais no Cenário Eleitoral.
A ministra Rosa Weber, presidente do TSE, destaca, na apresentação do livro, iniciativas tomadas pela Justiça Eleitoral, desde o final de 2017, como pesquisas, debates na Corte Superior Eleitoral sobre a desinformação, produção de evento e realização de acordos de colaboração com partidos políticos que se “comprometeram a manter, durante o período eleitoral, o ambiente de higidez informacional e a reprovar a utilização de conteúdos falaciosos nas campanhas, atuando contra a proliferação da desinformação”.
A presidente do Tribunal afirma, ainda, a detecção de “um dado novo” nas eleições brasileiras de 2018. As notícias falsas não foram direcionadas apenas a partidos e candidatos, mas também à própria Justiça Eleitoral. Ocorreu um “movimento paralelo de direcionamento maciço de ataques à Justiça Eleitoral”, com “divulgação em larga escala de notícias falsas visando ao descrédito da instituição e de seus integrantes e à suspeição do sistema eletrônico brasileiro de votação”.
“Assegurar a credibilidade do processo eleitoral foi, sem dúvida, um dos maiores desafios do TSE nas eleições de 2018, ensejando a adoção de medidas para manter o eleitor esclarecido”, afirma a presidente do TSE.
Nesse sentido, o “Seminário Internacional Fake News e Eleições” foi realizado. E os resultados alcançados no evento “foram compilados e as sugestões reunidas, a possibilitar valiosa reflexão para projetar ações e estratégias acerca das eleições municipais de 2020”. No livro, além da apresentação do material recolhido nos painéis, também está presente entrevistas realizadas com especialistas da área.
Acesse o livro “Seminário Internacional Fake News e Eleições” aqui.