6º SENAJE reuniu especialistas jurídicos para debater eleições municipais
O objetivo do SENAJE foi discutir as eleições brasileiras sob o olhar dos principais nomes do meio jurídico
O Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) realizou na última quarta-feira (22) a 6ª edição do Seminário Nacional de Juízes, Procuradores, Promotores e Advogados Eleitoralistas (SENAJE).
O evento era gratuito e pela primeira vez foi realizado em formato virtual. Teve início às 9h30 e finalizou-se às 19h30. O SENAJE é realizado tradicionalmente pelo MCCE em todos os anos eleitorais, tendo sido discutido nesta sexta edição, as Eleições Municipais de 2020.
O objetivo do SENAJE é discutir as eleições brasileiras sob o olhar dos principais nomes do meio jurídico. A abertura oficial do evento foi realizada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e vice-presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Edson Fachin.
Temas Abordados
Foram abordados temas como: os desafios do Direito Eleitoral brasileiro; o combate à corrupção eleitoral; as estratégias de enfrentamento à desinformação; as inelegibilidades dos candidatos; a transparência, financiamento, inclusão das minorias e prestação de contas; e o combate ao racismo estrutural.
Mais de 20 palestrantes participaram do evento que foi transmitido pelo canal do MCCE no Youtube.
Entre os expositores, estavam os representantes que integram a REDE MCCE; Associação dos Juízes Federais (AJUFE), Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF), Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (CONAMP), Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF), Conselho Federal da Ordem dos Advogados (CFOAB), Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil (ANFIP), Associação Nacional dos Magistrados da Justiça do Trabalho (ANAMATRA) e Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR).