Botão flutuante de Atendimento ao Eleitor

Comissão da Auditoria de Votação Eletrônica de Gado Bravo inicia atividades

A Comissão da Auditoria de Votação Eletrônica da Eleição suplementar do município de Gado Bravo é presidida pelo juiz de direito José Ferreira Ramos Júnior, membro da Corte Eleitoral

Comissão da Auditoria de Votação Eletrônica de Gado Bravo inicia atividades

A Comissão de Auditoria de Urnas Eletrônicas da eleição suplementar do município de Gado Bravo-PB, presidida pelo juiz de direito, José Ferreira Ramos Júnior, realizou nessa quinta-feira (26/08), a primeira reunião de planejamento para a realização da auditoria de urnas eletrônicas na eleição suplementar de Gado Bravo/PB, integrante da 49ª Zona Eleitoral, a realizar-se no dia 12 de setembro de 2021.

A Comissão é composta pelos servidores do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB): Ana Gilka Barbosa de Medeiros Oliveira (secretária da comissão), George Bezerra Cavalcanti Leite, João Fidelis de Oliveira Neto, Marcelo Dantas de Moura, Humberto Borges Lima de Vasconcelos e Alexandre Ricardo Dias da Silva. Tem por objetivo demonstrar o funcionamento e a segurança das urnas eletrônicas.

Os procedimentos da auditoria das urnas eletrônicas serão realizados no Grupo Escolar Municipal Padre Godofredo, com acompanhamento dos Partidos Políticos, Ordem dos Advogados do Brasil, Ministério Público, Polícia Federal, imprensa e eleitores.

O Sorteio das duas urnas eletrônicas das seções de votação que serão auditadas, se dará no dia 11/09, às 15 horas, na seguinte ordem: a primeira urna terá o objetivo de auditoria de funcionamento sob condições normais de uso (Votação Paralela), e a segunda urna terá o objetivo de auditoria de verificação da autenticidade e integridade dos sistemas, que ocorrerá em tempo real, na própria seção eleitoral.

Serão confeccionadas quatrocentos e vinte cédulas de papel e vinte cédulas com a inscrição "Treinamento", para serem utilizadas pela comissão nos testes e simulados no sábado, dia 11/09. Para o preenchimento das cédulas de papel, o Presidente da Comissão, juiz José Ferreira Ramos Júnior, determinou que seja oficiado ao Juiz Eleitoral da 49ª Zona Eleitoral, Jeremias de Cassio Carneiro de Melo, para que o Cartório solicite a cada um dos dois candidatos a prefeito de Gado Brabo, a indicação do nome de cinco pessoas, maiores de 16 anos e, ainda, que realize convite a seis estudantes maiores de 16 anos da rede municipal de ensino, como também a integrantes de partidos políticos.

O município de Gado Bravo possui 7.146 eleitores aptos a votar, com 23 seções eleitorais e 3 locais de votação: Grupo Escolar Estadual, situado na Rua José Pereira de Aguiar S/N, Centro; Grupo Escolar Municipal Padre Godofredo, situado na Rua Cruzeiro do Sul, S/N, Centro; e Escola Municipal de Ensino Médio, situado na Rua José Pereira de Aguiar, S/N, Centro.

A Auditoria de Votação Eletrônica consiste em realizar uma votação paralelamente à votação oficial, a fim de comprovar que o voto digitado pelo eleitor na urna eletrônica é exatamente o mesmo que foi escrito em uma cédula de papel e em um terminal de apuração independente. Tudo é feito em ambiente filmado e fiscalizado e transmitido pelo canal do TRE-PB no YouTube e demais redes sociais do TRE-PB, como Facebook, Instagram e Twitter.

Após a emissão da zerésima, relatório expedido pela urna que comprova que não há nenhum voto no dispositivo, serão iniciados os trabalhos de auditoria, conforme os procedimentos e horários estabelecidos pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para a votação oficial. A ordem de votação deverá ser aleatória em relação à folha de votação.

O objetivo final é de que seja comprovada a igualdade entre os resultados obtidos nos boletins de urna e os dos relatórios emitidos pelo sistema de apoio à Auditoria de Votação Eletrônica, conforme as cédulas da auditoria e o registro digital dos votos apurados.

 

/humbertoborges/

 

ícone mapa

Sede: Av. Princesa Isabel, 201- Tambiá - CEP 58020-528 - João Pessoa/PB

Tel: (83) 3512-1200, Fax: (83) 3512-1448
Balcão Virtual (atendimento apenas durante o horário de atendimento ao público).

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Missão do TRE-PB: "Garantir a legitimidade do processo eleitoral"
Horário de funcionamento: de segunda a quinta das 12h às 19h; sexta de 7h às 14h.
Do dia 15/08/2024 ao dia 31/10/2024: de segunda a sexta das 12h às 19h, conforme a Portaria Nº 243/2024 TRE-PB/PTRE/ASPRE.

Acesso rápido