Diretor da EJE-PB agradece ao TRE-PB apoio recebido no II Workshop sobre Sistema de Votação Eletrônico no Brasil
II Workshop sobre o “Sistema de Votação Eletrônico no Brasil” tem acentuada propagação positiva
Na Sessão Ordinária desta segunda-feira (30), o juiz membro do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) e diretor da Escola Judiciária Eleitoral (EJE-PB) Arthur Monteiro Lins Fialho, agradeceu por todo o apoio recebido da presidência do TRE-PB no II Workshop sobre o “Sistema de Votação Eletrônico no Brasil”. Na ocasião, o presidente do Regional paraibano, desembargador Joás de Brito Pereira Filho parabenizou a EJE-PB pela realização do evento.
O evento foi promovido pelo TRE-PB, por meio da EJE-PB, na última sexta-feira (27), das 10h00 às 12h00, na Sala de Sessões do órgão, e transmitido ao vivo por meio do canal oficial do TRE-PB no YouTube.
Em razão das medidas preventivas, impostas pelas autoridades públicas de Saúde, para evitar a expansão da pandemia causada pelo coronavírus, só foi permitida a presença dos magistrados, servidores, representantes de partidos políticos, autoridades do três poderes, membros da OAB e do Ministério Público e da imprensa. A população pode acompanhar o evento ao vivo, por meio do canal oficial do TRE-PB no YouTube.
O objetivo do evento foi apresentar ao público interno e externo os principais elementos acerca da segurança dos sistemas eletrônicos de votação da Justiça Eleitoral, de forma que, os magistrados e servidores estejam capacitados a replicar os argumentos técnicos, e a sociedade civil possa participar do debate e contribuir à discussão e ao aperfeiçoamento da eficiência e segurança dos serviços ofertados pelo órgão público.
“Este é um dos temas mais importantes e atuais do momento. Nos últimos dias, o voto eletrônico foi objeto de muitos debates de discussões. Nosso papel é deixar claro à sociedade que a urna eletrônica é o sistema mais seguro de votação e acompanha os avanços tecnológicos, sempre voltados à defesa da democracia”, ressaltou o presidente do TRE-PB. O magistrado salientou, também, que a possibilidade de um eventual voto impresso “seria um grande retrocesso”.
Durante o evento, houve a palestra sobre a “Modernização do Sistema de Votação”, ministrada pelo convidado Bruno Cezar Andrade de Souza que é mestre em Direito Constitucional (Universidade Federal Estácio de Sá), possui especialização em Direito Eleitoral (Universidade Cândido Mendes), Formado em História, bacharelado e licenciatura, membro da Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político (ABRADEP), professor em cursos preparatórios para concurso público em matéria Direito Eleitoral, que publicou vários artigos na seara eleitoral, atualmente integra a Comissão Permanente de Segurança no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e é o atual secretário de Gestão Ambiental e Estratégia do TSE.
“O mais importante é deixar claro aos cidadãos que existe transparência em todo o processo eleitoral. Os tribunais regionais trabalham irmanados com o TSE, que sempre desenvolveu ações de excelência e aprimoramento constantes na tecnologia usada nas urnas eletrônicas”, frisou o palestrante.
Participaram também do workshop, como debatedores, José Cassimiro Júnior, secretário de Tecnologia da Informação e Comunicação (Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação do TRE-PB (STIC)) e Adailton Ventura da Silva, técnico judiciário do TRE-PB, lotado na Seção de Voto Informatizado.
O evento contou com a presença de magistrados e servidores do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) que estavam realizando uma visita institucional. Entre eles, o desembargador presidente do órgão, Gilson Barbosa de Albuquerque; acompanhado da Juíza Suplente da Corte e Diretora da Escola Judiciária, Ticiana Maria Delgado Nobre; da Juíza Membro da Corte e Vice-Diretora da Escola Judiciária, Erika de Paiva Duarte Tinôco; do Chefe do Núcleo de Segurança, coronel Edwin Aldrin Salviano de Brito; do Ajudante de Ordem da Presidência, major Tony Swamarn Vale Castro; dos Integrantes do Núcleo de Segurança, major Gabriela Domitildes da Silva Xavier e Abraão Cesar Paiva; da Diretora-geral da secretaria do TRE-RN, Yvette Bezerra Guerreiro Maia; do secretário de Tecnologia, Marcos Flavio Nascimento Maia; da Secretária Judiciária, Karla Neves Guimarães da Costa Aranha; da Assessora de Comunicação, Carla Jeane de França Ribeiro; da Chefe de Gabinete da Presidência, Thaís de Souza Alves; do Assessor Jurídico Administrativo da Presidência, Rafael Vale Bezerra; da Coordenadora de Pagamento, Manoela Bezerra de Oliveira; e da Assistente da Presidência, Amanda Cristina de Araújo da Costa.
Também prestigiaram o evento, o ex-governador e atual secretário-geral da Paraíba, Roberto Paulino; e o presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), desembargador Saulo Henriques de Sá e Benevides.
/alexandredias/
/rafaelkoehler/