Presidente do TRE-PB concede entrevista ao programa Arapuã Verdade
Desembargador Joás de Brito Pereira Filho concedeu entrevista ao Programa Arapuã Verdade
Na tarde desta quarta-feira (19), o desembargador Joás de Brito Pereira Filho, presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) concedeu entrevista por telefone ao Programa Arapuã Verdade, programa jornalístico político da Rede Arapuã de Rádio e Televisão em João Pessoa.
Os apresentadores Luis Torres, Gutemberg Cardoso e Clilson Junior iniciaram a entrevista abordando o assunto sobre o quantitativo de ações a serem julgadas acerca dos resultados das Eleições 2020. O presidente do TRE-PB afirmou que o Regional paraibano vem apreciando e julgando as ações que dizem respeito à prestação de contas dos candidatos que concorreram nas últimas eleições. Os candidatos tinham um prazo para esta prestação de contas que por conta da pandemia acabou sendo elastecido. “Com relação às Ações de Impugnação de Mandato Eletivo (AIMES) e Ações de Investigação Judicial Eleitoral (AIJES) que por ventura existam no 1º Grau, elas primeiro precisam ser processadas no 1º Grau para chegarem ao 2º Grau, certamente haverá ações desta natureza para serem julgadas, mas não agora”, esclareceu Joás de Brito Pereira Filho.
Outro assunto abordado foi a questão do voto impresso e a segurança da urna eletrônica. O presidente do TRE-PB disse que “se for aprovada a Emenda Constitucional que está tramitando no Congresso Nacional o custo será muito elevado e dependerá de orçamento. Se não houver orçamento aprovado não há como implementar o voto impresso, visto que envolve uma cifra muito alta”. Joás de Brito salientou que caso o voto impresso seja implementado ele não poderá ser levado pelo eleitor. O voto seria mostrado em uma tela transparente e então colocado em uma urna, sem que houvesse o contato por parte do eleitor no voto.
O presidente do TRE-PB, quando indagado sobre os protocolos de segurança da urna eletrônica que são adotados nas eleições, ressaltou que tem cada dia mais convicção de que o processo eleitoral é seguro. ”Elas (as urnas) são muito seguras e eu não tenho a menor dúvida disso”, frisou o entrevistado.
Disse também que por ocasião das comemorações dos 25 anos da urna eletrônica, o ministro Luis Roberto Barroso, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) gravou um vídeo explicando a segurança da urna eletrônica que pode ser acessado no canal da Justiça Eleitoral no Youtube ou por meio do link https://youtu.be/Yu5MvFVO4NU.
No decorrer da entrevista foram abordados diversos outros assuntos como a preparação da Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (STIC) do TRE-PB já visando a celeridade nas próximas eleições, e também sobre a preocupação da Justiça Eleitoral, tendo em vista a pandemia do vírus Covid-19, para com as regras sanitárias nas Eleições 2022.
O desembargador Joás de Brito concluiu a entrevista agradecendo a oportunidade e se colocando à disposição sempre que for necessário.
Para conferir a entrevista na íntegra acesse o link https://youtu.be/RKk7I1yoYgw.
/rafaelkoehler/