Comissão Permanente de Avaliação de Documentos apresenta relatório
O juiz membro Márcio Maranhão Brasilino da Silva coordenou a 3ª Reunião da Comissão Permanente de Avaliação de Documentos
O juiz membro Márcio Maranhão Brasilino da Silva coordenou a 3ª Reunião da Comissão Permanente de Avaliação de Documentos (CPAD) do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), nesta sexta-feira (26), para apresentação do relatório de gestão do ano de 2021.
A CPAD, responsável pela definição de políticas e diretrizes para a implementação do Programa de Gestão Documental do TRE-PB, tem ação destacada com a aprovação e implantação do Plano Geral de Classificação e Destinação de Dados, Informações e Documentos do Regional, que apresenta os instrumentos de gestão arquivística: Plano de Classificação, Tabela de Temporalidade, Lista de Documentos Vitais e Índice Remissivo.
O trabalho de coordenação técnica da arquivista Gabriela Almeida Garcia, considerado uma referência no âmbito da Justiça Eleitoral, com a CPAD, “apresentou resultados consistentes que certamente colaboraram para a solidificação da Gestão Documental no TRE-PB, mantendo-se na posição de referência para os demais Tribunais, no âmbito da Gestão de Documentos”, comentou o juiz Márcio Maranhão.
A CPAD também atuou na realização de Cursos de Capacitação em Gestão, Segurança e Preservação de Documentos Digitais, Sigad (Sistema de Gestão Arquivística de Documentos) e RDC-Arq (Repositório Digital Confiável Arquivístico), na modalidade EAD, com fins de teoria e prática de preservação sistêmica de documentos digitais.
O Curso, realizado de 12 a 29 de novembro, contou com mais de 200 participantes, entre magistrados(as) e servidores(as) do TRE-PB e de outros órgãos públicos.
Outra importante ação de capacitação foi o Curso de Digitalização e Gestão de Documentos Digitais, em que todas Zonas Eleitorais participaram, somando mais de 120 servidores(as).
Também foram realizadas ações de divulgação, como a Participação na 5ª Semana Nacional de Arquivos, com a Live “Auditoria sobre Gestão Documental no Poder Judiciário”, em junho, e a live “Classificação do Arquivo Eleitoral do TRE-PB”, no dia 20 de outubro.
“Outros projetos de Gestão Documental estão em andamento e as ações serão acompanhadas pela Comissão, de forma a atender o que determina a Resolução CNJ nº 324/2020 e demais normativos federais e do Conselho Nacional de Arquivos (Conarq)”, afirmou Gabriela Garcia.
/fonte: SEDOC/
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