Presidente do TRE-PB participa da Cerimônia de Troca de Comando do 1º Gpt de Engenharia
O General de Brigada, Guilherme Langaro Bernardes sucedeu o General de Brigada Marcelo Pereira Lima de Carvalho
O presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), desembargador Leandro dos Santos participou na noite da última quarta-feira (27), da cerimônia de Troca de Comando do 1º Grupamento de Engenharia “General Lyra Tavares” (1º Gpt E). O evento ocorreu no pátio de formaturas daquela unidade do Exército Brasileiro.
O General de Brigada, Guilherme Langaro Bernardes sucedeu o General de Brigada Marcelo Pereira Lima de Carvalho que foi nomeado para o cargo de Chefe do Centro de Doutrina do Exército, em Brasília (DF). O novo Comandante do 1º Gpt E, General Bernardes, anteriormente, exercia a função de Chefe do Estado-Maior do 2° Grupamento de Engenharia, localizado na cidade de Manaus (AM).
1º Grupamento de Engenharia “General Lyra Tavares”
O 1º Grupamento de Engenharia é o órgão responsável por apoiar as Operações conduzidas pelo Comando Militar do Nordeste, além de realizar a gestão das operações de engenharia em cooperação com outros órgãos, das obras militares, de questões relacionadas ao meio ambiente e do patrimônio imobiliário jurisdicionado ao Exército Brasileiro no âmbito do Comando Militar de Área.
Sua criação data de 1955, pelo Decreto nº 37.221, de 27 de abril. Ocupou sede provisória em Campina Grande (PB) e em Natal (RN) antes de estabelecer sede definitiva na cidade de João Pessoa (PB).
Atualmente, as organizações diretamente subordinadas ao 1º Gpt E são as seguintes:
– 1º Batalhão de Engenharia de Construção (Caicó/RN);
– 2º Batalhão de Engenharia de Construção (Teresina/PI);
– 3º Batalhão de Engenharia de Construção (Picos/PI);
– 4º Batalhão de Engenharia de Construção (Barreiras/BA);
– 7º Batalhão de Engenharia de Combate (Natal/RN);
– Companhia de Comando do 1º Grupamento de Engenharia (João Pessoa/PB);
– Base Administrativa da Guarnição de João Pessoa (João Pessoa/PB) e;
– Comissão Regional de Obras da 7ª Região Militar (Recife/PE).
/rafaelkoehler/