TRE-PB investe em plataforma única para modernizar os sistemas de informática
O investimento do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba garante disponibilidade e resiliência do sistema de atendimento ao cidadão e a transmissão dos resultados da eleição ao TSE
O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) é um dos cinco do país que investiram numa nova plataforma para, a partir daí, reforçar a sua área de informática com vistas às eleições de 2022. Não só no que diz respeito a todo o serviço de envio de dados que é necessário no dia do pleito, mas também para facilitar o atendimento ao eleitor, com índice de disponibilidade no atendimento ao cidadão em 99.9%, fundamental em prazos chaves do processo como o final do alistamento no dia 04 de maio.
Com 68 zonas eleitorais e mais de 3 milhões de eleitores registrados, o TRE da Paraíba colhe resultados extremamente positivos na adoção do modelo hiperconvergente e no uso de apenas uma plataforma para seus sistemas. A hiperconvergência agrega todos os recursos em uma única estrutura, permitindo um melhor desempenho dos sistemas, maior resiliência em suas falhas, segurança, aliado à redução de custos, tais como: economia de energia e otimização do espaço físico do ambiente de data center. Diminuiu-se o espaço de seis racks para apenas dois, sendo uma em cada site do Tribunal.
Com a mudança de estrutura, o TRE paraibano possui hoje dois conjuntos de Tecnologia da Informação (TI) em localidades distintas, que se replicam de forma online e síncrona, onde também estão presentes os sistemas de autenticação do servidor remoto, que permitiu o acesso rápido ao trabalho remoto no início e durante da pandemia. Como chefe da Seção de Infraestrutura e Redes da STIC, destacou Pedro Lima Neto: “Fomos um dos primeiros tribunais regionais a fazer essa mudança. Não foi uma aposta; fizemos uma mudança muito assertiva, bem planejada e com muita consciência. Saímos da arquitetura de três camadas para a hiperconvergência sabendo que estávamos dando um passo bem dado. Ao longo do tempo, a tecnologia provou-se a melhor escolha. Tudo isso que fizemos objetivou melhorar o índice de disponibilidade da nossa infraestrutura que atende o eleitor, que é a nossa principal finalidade”.
Todo o projeto foi apoiado integralmente pela Administração do Tribunal, pela Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação, bem como pela Coordenadoria de Infraestrutura.
A iniciativa recebeu destaque na imprensa local. Clique AQUI e confira a matéria publicada pelo Jornal da Paraíba.
Texto: Graziela Carvalho de Nogueira Alves - Seção de Orientação e Apoio às Zonas Eleitorais (SOAZE)
Fotografia: Alexandre Dias
Redes Sociais oficiais do TRE-PB
Confira nosso canal no Youtube
Curta nossa página no Facebook
Siga nosso Instagram
Siga nosso Twitter
Siga nosso TikTok
Ouça nossos podcasts no Soundcloud
Ouça nossos podcasts no Spotify