TRE-PB utilizou sistema inédito de atendimento por inteligência artificial na JE
Ferramenta de Atendimento ao Eleitorado proporcionará todos os serviços cartorários da Justiça Eleitoral paraibana
Com o encerramento do cadastro eleitoral ocorrido, em 4 de maio de 2022, em todo o Brasil, o Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba aponta os números alcançados com atendimento no Estado às 18h00 do dia 03/05/2022, como sendo 20.721, e no dia 04/05/2022, chegando aos 25.210 atendimentos, desses apenas no dia 3 de maio, em atendimento presencial tem-se 7.537; e por atendimento remoto 13.184. Para o dia 4, os números são, atendimento presencial 10.887, e atendimento remoto 14.323.
Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o TRE-PB atingiu “números impressionantes”, quando atendeu-se mais de 1% do eleitorado do Brasil, em um só dia.
Os Requerimentos de Alistamento Eleitoral digitados em maio ainda não estão fechados, por terem sido feitos remotamente, estão em análise.
Mais uma vez o Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), enfrentando os desafios do mundo digital, estaca-se em vanguarda com a implantação de tecnologias de atendimento remoto no Brasil, colocando em funcionamento, desde o último dia 19/04/2022, a Ferramenta de Atendimento para Eleitoras e Eleitores, inédita na Justiça Eleitoral brasileira, utilizando inteligência artificial e humana em atendimento remoto, com acesso aos serviços da Justiça Eleitoral paraibana.
O atendimento ocorreu 24 horas por dia, sendo iniciado pela inteligência artificial, e em seguida podendo ser passado ao atendimento humano nos Cartórios Eleitorais e nas Centrais de Atendimento em todo o Estado, graças a um time de quarenta especialistas preparados que auxiliaram em todas as questões pertinentes ao cadastro eleitoral.
O atendimento humano ocorreu em regime de plantão, e funcionou no horário das 7h às 12h, e das 13h às 19h, sanando dúvidas e realizando operações no cadastro eleitoral.
A implementação dessa ferramenta vem se desenvolvendo desde a gestão do desembargador Joás de Brito Pereira Filho, tendo sido impulsionada pelo atual presidente, desembargador Leandro dos Santos, e atualmente encontra-se sob a coordenação da desembargadora Maria de Fátima Moraes Bezerra Cavalcanti Maranhão, vice-presidente e corregedora do TRE-PB, que também está a frente do Projeto Final do Alistamento Eleitoral.
À Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (STIC), gerida pelo secretário José Cassimiro Júnior, coube o desenvolvimento desse sistema, que proporcionou celeridade no atendimento às pessoas interessadas, com auxílio necessário em todas as etapas do processo para tirar ou regularizar o título eleitoral.
“Por meio dessa ferramenta revolucionária, já temos a possibilidade de realizar atendimento de forma remota, na execução das etapas do alistamento eleitoral, a exemplo da revisão cadastral, transferência de domicílio eleitoral, pedido de certidões, geração de Guia de Recolhimento da União (GRU) para pagamento de multa, entre outros serviços, garantindo assim, o pleno direito das cidadãs e cidadãos, que no conforto do seu lar possam ter acesso aos serviços cartorários da Justiça Eleitoral paraibana”, ressaltou a desembargadora Maria de Fátima Maranhão.
O Atendimento Remoto permite à pessoa interessada mais comodidade, evitando o deslocamento até uma Unidade da Justiça Eleitoral da Paraíba. Vejas as opções disponíveis:
Atendimento via Chat - Realize atendimento interativo aqui pelo site.
Atendimento via WhatsApp - Realize atendimento interativo pelo WhatsApp.
Autoatendimento do Eleitor - Faça você mesmo: Tire ou atualize seu título, emita certidões e várias outras operações.
Para utilizar a ferramenta Atendimento via WhatsApp oficial do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba, deve-se inserir o número (83) 3512-1500 em sua agenda e encaminhar uma mensagem, por exemplo: “olá” ou “oi”. Em seguida, aguarda-se a resposta, então, é só escolher uma das opções para atendimento pretendido, seguir as orientações de encaminhamento de fotografia dos documentos necessários e apresentar suas informações cadastrais por meio do WhatsApp. Logo depois, o sistema encaminhará seu atendimento à Zona Eleitoral correspondente, conforme o CEP do endereço residencial fornecido pela pessoa interessada.
Quanto à coleta de dados biométricos, para quem ainda não o fez, esse procedimento será realizado após as Eleições 2022, para isso haverá convocação por meio de campanhas da Justiça Eleitoral no rádio, TV e redes sociais.
A emissão do título de eleitor ocorrerá por meio digital no aplicativo e-Título, que pode ser baixado para smartphone ou tablet, nas plataformas iOS ou Android.
Atenção! Esclarecemos que a Justiça Eleitoral jamais entrará em contato direto com a cidadã ou o cidadão para iniciar um atendimento, o atendimento é iniciado pela pessoa interessada que primeiro entra contato com o TRE-PB pelo nosso WhatsApp oficial através do número (83) 3512-1500.
Histórico de atendimento
Segundo os dados do relatório oficial relativo ao período dos últimos quinze dias que antecederam o final do cadastro eleitoral nos anos de 2016 e 2018 em que os atendimentos foram 100% de forma presencial, foram realizados 52 e 188 atendimentos, respectivamente.
Em 2020, diante da excepcionalidade trazida com a pandemia do novo Coronavírus, o TRE-PB foi o primeiro Regional do Brasil na implantação do atendimento remoto por WhatsApp, uma solução completamente inovadora e única no país, aplicada para suprir o distanciamento social obrigatório daquela época, que teve o objetivo de evitar o contágio da infecção da Covid-19. Para nossa surpresa, segundo os dados do relatório oficial relativo ao período dos últimos seis dias que antecederam o final do cadastro eleitoral, mesmo atendendo 100% remoto, tivemos um total de 48.308 atendimentos, graças ao empenho de todos os servidores das zonas eleitorais que fizeram um esforço hercúleo, desdobrando-se diuturnamente, muitos até desenvolvendo suas atividades nos sábados, domingos e feriados, para atender todas as demandas.
Este ano o sistema foi aprimorado com a implementação da tecnologia de inteligência artificial, que proporcionará uma maior agilidade e será uma poderosa ferramenta de auxílio para os servidores e servidoras dos Cartórios Eleitorais, proporcionando uma maior otimização de todas as etapas do processo de cadastro eleitoral.
Com o propósito de reforçar os trabalhos do final do alistamento eleitoral, a desembargadora Maria de Fátima Maranhão determinou que a Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP) realizasse um processo Interno de recrutamento de servidoras e servidores do TRE-PB, para reforçar as equipes das Zonas Eleitorais na reta final do Cadastro Eleitoral. Foram selecionadas quarenta pessoas, homens e mulheres, que estão atuando em regime de escala para o atendimento, reforçando as Zonas Eleitorais, no período de 18 de abril até 4 de maio, data final do alistamento eleitoral de 2022.
/com informações da STIC/
Redes Sociais oficiais do TRE-PB
Confira nosso canal no Youtube
Curta nossa página no Facebook
Siga nosso Instagram
Siga nosso Twitter
Siga nosso TikTok
Ouça nossos podcasts no Soundcloud
Ouça nossos podcasts no Spotify
TRE-PB utilizou sistema inédito de atendimento por inteligência artificial na Justiça Eleitoral brasileira