Botão flutuante de Atendimento ao Eleitor

TRE-PB utilizou sistema inédito de atendimento por inteligência artificial na JE

Ferramenta de Atendimento ao Eleitorado proporcionará todos os serviços cartorários da Justiça Eleitoral paraibana

Ferramenta de Atendimento ao Eleitorado proporcionará todos os serviços cartorários da Justiça E...

Com o encerramento do cadastro eleitoral ocorrido, em 4 de maio de 2022, em todo o Brasil, o Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba aponta os números alcançados com atendimento no Estado às 18h00 do dia 03/05/2022, como sendo 20.721, e no dia 04/05/2022, chegando aos 25.210 atendimentos, desses apenas no dia 3 de maio, em atendimento presencial tem-se 7.537; e por atendimento remoto 13.184. Para o dia 4, os números são, atendimento presencial 10.887, e atendimento remoto 14.323.

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o TRE-PB atingiu “números impressionantes”, quando atendeu-se mais de 1% do eleitorado do Brasil, em um só dia.

Os Requerimentos de Alistamento Eleitoral digitados em maio ainda não estão fechados, por terem sido feitos remotamente, estão em análise.

Mais uma vez o Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), enfrentando os desafios do mundo digital, estaca-se em vanguarda com a implantação de tecnologias de atendimento remoto no Brasil, colocando em funcionamento, desde o último dia 19/04/2022, a Ferramenta de Atendimento para Eleitoras e Eleitores, inédita na Justiça Eleitoral brasileira, utilizando inteligência artificial e humana em atendimento remoto, com acesso aos serviços da Justiça Eleitoral paraibana.

O atendimento ocorreu 24 horas por dia, sendo iniciado pela inteligência artificial, e em seguida podendo ser passado ao atendimento humano nos Cartórios Eleitorais e nas Centrais de Atendimento em todo o Estado, graças a um time de quarenta especialistas preparados que auxiliaram em todas as questões pertinentes ao cadastro eleitoral.

O atendimento humano ocorreu em regime de plantão, e funcionou no horário das 7h às 12h, e das 13h às 19h, sanando dúvidas e realizando operações no cadastro eleitoral.

A implementação dessa ferramenta vem se desenvolvendo desde a gestão do desembargador Joás de Brito Pereira Filho, tendo sido impulsionada pelo atual presidente, desembargador Leandro dos Santos, e atualmente encontra-se sob a coordenação da desembargadora Maria de Fátima Moraes Bezerra Cavalcanti Maranhão, vice-presidente e corregedora do TRE-PB, que também está a frente do Projeto Final do Alistamento Eleitoral.

À Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação (STIC), gerida pelo secretário José Cassimiro Júnior, coube o desenvolvimento desse sistema, que proporcionou celeridade no atendimento às pessoas interessadas, com auxílio necessário em todas as etapas do processo para tirar ou regularizar o título eleitoral.

“Por meio dessa ferramenta revolucionária, já temos a possibilidade de realizar atendimento de forma remota, na execução das etapas do alistamento eleitoral, a exemplo da revisão cadastral, transferência de domicílio eleitoral, pedido de certidões, geração de Guia de Recolhimento da União (GRU) para pagamento de multa, entre outros serviços, garantindo assim, o pleno direito das cidadãs e cidadãos, que no conforto do seu lar possam ter acesso aos serviços cartorários da Justiça Eleitoral paraibana”, ressaltou a desembargadora Maria de Fátima Maranhão.

O Atendimento Remoto permite à pessoa interessada mais comodidade, evitando o  deslocamento até uma Unidade da Justiça Eleitoral da Paraíba. Vejas as opções disponíveis:

Atendimento via Chat - Realize atendimento interativo aqui pelo site.

Atendimento via WhatsApp - Realize atendimento interativo pelo WhatsApp.

Autoatendimento do Eleitor - Faça você mesmo: Tire ou atualize seu título, emita certidões e várias outras operações.

Para utilizar a ferramenta Atendimento via WhatsApp oficial do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba, deve-se inserir o número (83) 3512-1500 em sua agenda e encaminhar uma mensagem, por exemplo: “olá” ou “oi”. Em seguida, aguarda-se a resposta, então, é só escolher uma das opções para atendimento pretendido, seguir as orientações de encaminhamento de fotografia dos documentos necessários e apresentar suas informações cadastrais por meio do WhatsApp. Logo depois, o sistema encaminhará seu atendimento à Zona Eleitoral correspondente, conforme o CEP do endereço residencial fornecido pela pessoa interessada.
Quanto à coleta de dados biométricos, para quem ainda não o fez, esse procedimento será realizado após as Eleições 2022, para isso haverá convocação por meio de campanhas da Justiça Eleitoral no rádio, TV e redes sociais.

A emissão do título de eleitor ocorrerá por meio digital no aplicativo e-Título, que pode ser baixado para smartphone ou tablet, nas plataformas iOS ou Android.

Atenção! Esclarecemos que a Justiça Eleitoral jamais entrará em contato direto com a cidadã ou o cidadão para iniciar um atendimento, o atendimento é iniciado pela pessoa interessada que primeiro entra contato com o TRE-PB pelo nosso WhatsApp oficial através do número (83) 3512-1500.



Histórico de atendimento
 
Segundo os dados do relatório oficial relativo ao período dos últimos quinze dias que antecederam o final do cadastro eleitoral nos anos de 2016 e 2018 em que os atendimentos foram 100% de forma presencial, foram realizados 52 e 188 atendimentos, respectivamente.

Em 2020, diante da excepcionalidade trazida com a pandemia do novo Coronavírus, o TRE-PB foi o primeiro Regional do Brasil na implantação do atendimento remoto por WhatsApp, uma solução completamente inovadora e única no país, aplicada para suprir o distanciamento social obrigatório daquela época, que teve o objetivo de evitar o contágio da infecção da Covid-19. Para nossa surpresa, segundo os dados do relatório oficial relativo ao período dos últimos seis dias que antecederam o final do cadastro eleitoral, mesmo atendendo 100% remoto, tivemos um total de 48.308 atendimentos, graças ao empenho de todos os servidores das zonas eleitorais que fizeram um esforço hercúleo, desdobrando-se diuturnamente, muitos até desenvolvendo suas atividades nos sábados, domingos e feriados, para atender todas as demandas.

Este ano o sistema foi aprimorado com a implementação da tecnologia de inteligência artificial, que proporcionará uma maior agilidade e será uma poderosa ferramenta de auxílio para os servidores e servidoras dos Cartórios Eleitorais, proporcionando uma maior otimização de todas as etapas do processo de cadastro eleitoral.

Com o propósito de reforçar os trabalhos do final do alistamento eleitoral, a desembargadora Maria de Fátima Maranhão determinou que a Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP) realizasse um processo Interno de recrutamento de servidoras e servidores do TRE-PB, para reforçar as equipes das Zonas Eleitorais na reta final do Cadastro Eleitoral. Foram selecionadas quarenta pessoas, homens e mulheres, que estão atuando em regime de escala para o atendimento, reforçando as Zonas Eleitorais, no período de 18 de abril até 4 de maio, data final do alistamento eleitoral de 2022.


/com informações da STIC/

 

Redes Sociais oficiais do TRE-PB

Confira nosso canal no Youtube

Curta nossa página no Facebook

Siga nosso Instagram

Siga nosso Twitter

Siga nosso TikTok

Ouça nossos podcasts no Soundcloud

Ouça nossos podcasts no Spotify

 

TRE-PB utilizou sistema inédito de atendimento por inteligência artificial na Justiça Eleitoral brasileira

ícone mapa

Sede: Av. Princesa Isabel, 201- Tambiá - CEP 58020-528 - João Pessoa/PB

Tel: (83) 3512-1200, Fax: (83) 3512-1448
Balcão Virtual (atendimento apenas durante o horário de atendimento ao público).

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Missão do TRE-PB: "Garantir a legitimidade do processo eleitoral"
Horário de funcionamento: de segunda a quinta das 12h às 19h; sexta de 7h às 14h.
Do dia 15/08/2024 ao dia 31/10/2024: de segunda a sexta das 12h às 19h, conforme a Portaria Nº 243/2024 TRE-PB/PTRE/ASPRE.

Acesso rápido