Botão flutuante de Atendimento ao Eleitor

Justiça Eleitoral lança versão digital do Programa Permanente de Enfrentamento à Desinformação

Iniciativa visa combater a disseminação de notícias falsas e garantir a lisura do processo eleitoral

#PraTodosVerem: Na imagem, na parte superior, aparece o logotipo “90 anos da Justiça Eleitoral”,...

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) lançou a versão digital do Programa Permanente de Enfrentamento à Desinformação no âmbito da Justiça Eleitoral: Plano Estratégico Eleições 2022, no Catálogo de Publicações do TSE, na Biblioteca Digital da Justiça Eleitoral e também no portal: https://www.justicaeleitoral.jus.br/desinformacao.

O Programa Permanente de Enfrentamento à Desinformação no âmbito da Justiça Eleitoral foi instituído por meio da Portaria-TSE nº 510, de 04 de agosto de 2021, ainda na gestão do Ministro Luís Roberto Barroso.

A iniciativa representa a continuidade e o aprimoramento dos esforços do TSE para reduzir os efeitos nocivos da desinformação referente à Justiça Eleitoral e aos seus integrantes, ao sistema eletrônico de votação, ao processo eleitoral em suas diferentes fases e aos atores nele envolvidos.

Por meio de parceria firmada com as operadoras de telefonia e o Conexis Brasil Digital, todos os sites do domínio da Justiça Eleitoral têm o chamado zero rating, ou seja, podem ser acessados sem cobrança ao pacote de dados do celular.

Além de todo o conteúdo informativo, a página traz ainda os projetos do TSE para o enfrentamento à desinformação: Fato ou Boato, Coalizão de Checagem, Chatbot, Central de Notificação, Campanhas e Monitoramento de Redes Sociais.

Programa

O Programa de Enfrentamento à Desinformação com Foco nas Eleições 2020 foi lançado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em 30 de agosto de 2019, com o objetivo de combater os efeitos negativos provocados pela desinformação à imagem e à credibilidade da Justiça Eleitoral, à realização das eleições e aos atores nelas envolvidos. Desse modo, ele foi direcionado ao combate de uma forma especialmente perniciosa de desinformação: aquela que se volta contra a integridade e a credibilidade do Processo Eleitoral.

Alinhado com os principais marcos normativos, referências teóricas e obrigações internacionais em matéria de proteção à liberdade de expressão, o Programa foi centrado em estratégias não regulatórias e multissetoriais, com três pilares:

I – combater desinformação com informação, por meio da criação e da disseminação de informação verdadeira;

II – combater desinformação com capacitação;

III – combater desinformação com foco em controle de comportamento, e excepcionalmente com controle de conteúdo.

O Programa contou com a importante contribuição de instituições parceiras que se dispuseram a executar ações e medidas concretas para minimizar os impactos da desinformação no processo eleitoral, de acordo com a sua respectiva área de atuação institucional.

Evidenciada a importância de manter as medidas em caráter perene, para assegurar o enfrentamento dos desafios complexos e constantes apresentados pelo fenômeno da desinformação, em agosto de 2021 o TSE instituiu o Programa Permanente de Enfrentamento à Desinformação no âmbito da Justiça Eleitoral.



/Com informações do TSE/

/rafaelkoehler/

 

Redes Sociais oficiais do TRE-PB

 

Confira nosso canal no Youtube

Curta nossa página no Facebook

Siga nosso Instagram

Siga nosso Twitter

Siga nosso TikTok

Ouça nossos podcasts no Soundcloud

Ouça nossos podcasts no Spotify

ícone mapa

Sede: Av. Princesa Isabel, 201- Tambiá - CEP 58020-528 - João Pessoa/PB

Tel: (83) 3512-1200, Fax: (83) 3512-1448
Balcão Virtual (atendimento apenas durante o horário de atendimento ao público).

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Missão do TRE-PB: "Garantir a legitimidade do processo eleitoral"
Horário de funcionamento: de segunda a quinta das 12h às 19h; sexta de 7h às 14h.

Acesso rápido