MP Eleitoral lembra importância de voto aos 16 anos de idade em sessão no TRE-PB
Procuradora regional Eleitoral Acácia Soares Peixoto Suassuna lembrou ainda do Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial

Na Sessão Ordinária realizada em 21 de março de 2022, no Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), o Ministério Público Eleitoral (MP Eleitoral), por meio da procuradora regional Eleitoral Acácia Soares Peixoto Suassuna, lembrou a importância do voto aos 16 anos de idade, tendo em vista que em 20 de março comemora-se o Dia Mundial da Infância.
De acordo com a procuradora, a data lembra a importância do respeito aos direitos das crianças e dos adolescentes. “E falando em adolescente, não poderia deixar de ressaltar a Semana do Jovem Eleitor, promovida na semana passada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), para os adolescentes que completam 16 anos até 2 de outubro. Eles podem e devem tirar o título de eleitor, até 4 de maio. É muito rápido, pelo site do TSE ou do TRE do seu estado. Na democracia cada voto é importante”, declarou a representante do MP Eleitoral durante a sessão.
Para tirar o título eleitoral pela primeira vez, basta entrar no site no TRE-PB, ir até a aba “Eleitor e eleições” e em seguida, clicar em “Atendimento Remoto - Título de Eleitor”.
Clique AQUI e confira o passo a passo
Eliminação da Discriminação Racial – Ainda na sessão do TRE, Acácia Suassuna fez questão de ressaltar o Dia Internacional pela Eliminação da Discriminação Racial, também lembrado em 21 de março. A procuradora disse que o tema é importantíssimo no contexto das eleições 2022, especialmente porque o Brasil tem a maior população negra do mundo, fora do continente africano.
“Nas eleições de 2018, apenas 4% da Câmara Federal foi de candidatos negros. É importantíssimo que a população conheça os candidatos desse grupo e analisem as propostas”, alertou. A procuradora regional Eleitoral ressaltou que é importante o fomento da representatividade da população negra. Ela lembrou que “a Emenda Constitucional 111 estabelece que, assim como no caso das mulheres, das eleições de 2022 a 2030, na distribuição dos recursos do fundo partidário e fundo especial, os votos da população negra serão considerados em dobro”.
Síndrome de Down – Ainda durante seu discurso, Acácia Suassuna lembrou o Dia Internacional da Síndrome de Down. “Hoje (ontem) é um dia triplamente importante. Também comemoramos o Dia Internacional da Síndrome de Down, nos fazendo reforçar o respeito às diferenças e ampliação de direitos. O amor não conta os cromossomos”, acrescentou.
Clique AQUI e veja a fala da MPE Acácia Suassuna na Sessão Ordinária.
/com informações da Assessoria de Comunicação do MPF na Paraíba/
/rafaelkoehler/
Redes Sociais oficiais do TRE-PB
Confira nosso canal no Youtube
Curta nossa página no Facebook
Siga nosso Instagram
Siga nosso Twitter
Siga nosso TikTok
Ouça nossos podcasts no Soundcloud
Ouça nossos podcasts no Spotify