Botão flutuante de Atendimento ao Eleitor

Etarismo é tema de mesa redonda no TRE-PB

Mesa Redonda sobre ETARISMO NA ERA DA LONGEVIDADE: QUALIDADE DE VIDA E SOLIDARIEDADE HUMANA integra o Projeto de Valorização da Vida no Eleitoral

Banner do etarismo foto 5

Na próxima sexta-feira (1º/09), o Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), por meio da Seção de Atenção à Saúde (SAS), em parceria com a Comissão Multidisciplinar de Acessibilidade, Inclusão e Diversidade (CMAID) e com a Comissão de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral, Sexual e Discriminação, realizará, às 10h, na Sala de Sessões, no 1º andar do edifício-sede do TRE-PB, Mesa Redonda intitulada ETARISMO NA ERA DA LONGEVIDADE: QUALIDADE DE VIDA E SOLIDARIEDADE HUMANA, como parte integrante do Projeto Valorização da Vida, com o objetivo de promover a conscientização acerca do processo de envelhecimento humano e fomentar a cultura do respeito e valorização das pessoas, como forma de promover saúde mental e qualidade de vida no âmbito do TRE-PB, em cumprimento à Resolução CNJ n°207/2015, às atividades de prevenção e promoção de saúde do Programa de Qualidade de Vida no Trabalho e ao Plano de Logística Sustentável do TRE-PB.

O evento tem como público-alvo servidores ativos e inativos, terceirizados, magistrados, estagiários do TRE-PB e demais interessados.

A abertura do evento será realizada pela desembargadora Maria de Fátima Moraes Bezerra Cavalcante, presidente do TRE-PB, e terá como palestrantes o Médico Geriatra João Dehon; a Especialista em Gerontologia, em Existencialismo e Humanismo, Regina Irene Diaz Formiga; a Odontóloga Intensivista Especialista em cuidados paliativos, Maria Elizabete Albuquerque; a Coordenadora Geral de Educação para Igualdade do Ministério das Mulheres do Governo Federal, Sandra Marrocos; e a servidora idosa do Tribunal, Cecilia Costa; tendo como mediadora a chefe da Seção de Atenção à Saúde (SAS), Raisse Fernandes.

O evento será encerrado por Valnia Veras, responsável pelo Núcleo de Acessibilidade e Inclusão, com declamação de poema sobre o tema abordado.

Raisse Fernandes comentou sobre o tema: “O Etarismo, discriminação ou preconceito baseado na idade, seja contra pessoas mais jovens ou mais velhas, causa sofrimento e pode desencadear vários problemas, entre eles, quadros graves de depressão, e é uma realidade que ainda se faz presente em praticamente todos os países, interferindo diretamente na sustentabilidade dos sistemas previdenciários e no bem-estar das pessoas na idade avançada. O etarismo pode assumir muitas formas, desde atitudes individuais até políticas e práticas institucionais que perpetuam a discriminação etária. Diante disso, há a necessidade de aumentar a consciência pública sobre os problemas que o preconceito de idade cria. À medida que a população de idosos continua a aumentar, encontrar maneiras de minimizar isso é cada vez mais importante. O enfrentamento a essa prática, muito comum no ambiente de trabalho, é importante. É preciso entender que o processo de envelhecimento é algo natural e conscientizar sobre a cultura do respeito e valorização das pessoas é de extrema importância para a saúde mental e qualidade de vida do indivíduo”.

/alexandredias/ascom/tre-pb/

 

Redes Sociais oficiais do TRE-PB

Confira nosso canal no Youtube

Curta nossa página no Facebook

Siga nosso Instagram

Siga nosso Twitter

Siga nosso TikTok

Ouça nossos podcasts no Soundcloud

Ouça nossos podcasts no Spotify

 

ícone mapa

Sede: Av. Princesa Isabel, 201- Tambiá - CEP 58020-528 - João Pessoa/PB

Tel: (83) 3512-1200, Fax: (83) 3512-1448
Balcão Virtual (atendimento apenas durante o horário de atendimento ao público).

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Missão do TRE-PB: "Garantir a legitimidade do processo eleitoral"
Horário de funcionamento: de segunda a quinta das 12h às 19h; sexta de 7h às 14h.
Do dia 15/08/2024 ao dia 31/10/2024: de segunda a sexta das 12h às 19h, conforme a Portaria Nº 243/2024 TRE-PB/PTRE/ASPRE.

Acesso rápido