TRE-PB realiza Ação de Cidadania em evento da Apae-JP
A Comissão de Acessibilidade, Inclusão e Diversidade do TRE-PB tem por finalidade divulgar o Sistema “Sou PCD”, da Justiça Eleitoral paraibana
Na quarta-feira (23), a Comissão de Acessibilidade, Inclusão e Diversidade (CMAID) do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), por meio de seu integrante, Charles Elias Ferreira de Oliveira, participou do evento promovido pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de João Pessoa (APAE-JP) denominado “Momento Apae & Família”, dentro da programação da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla de 2023 que começou no último dia 21 e se estende até o dia 28 de agosto.
A CMAID tem por finalidade divulgar o Sistema “Sou PCD”, da Justiça Eleitoral paraibana, buscando o objetivo de atualização do cadastro eleitoral das pessoas com deficiência.
O evento “Momento Apae & Família” foi uma sugestão dos organizadores da “Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla de 2023” por estarem presentes, e reunidos no local, os responsáveis pelos atendidos, que serão os operadores do sistema. A campanha desenvolvida pela Federação Nacional das Apaes (Fenapaes) desde 1963, entre 21 e 28 de agosto, e introduzida no calendário nacional pela Lei nº 13.585/2017, apresenta como tema em 2023 “Conectar e somar para construir inclusão”.
O tema visa mostrar à população que, diante da força da Era da Informação e dos impactos que a mesma causa, a conexão – por meio da comunicação interpessoal e digital – é uma ferramenta capaz de ampliar horizontes e perspectivas, permitindo, consequentemente, a união de esforços em torno de uma corrente: a construção da inclusão.
A diretora da Apae-JP, Luciana Araújo enfatiza que a entidade filantrópica, presta seus serviços à sociedade desde 1957. “Há 66 anos a Apae-JP atende pessoas com deficiência intelectual e múltipla, desde o início da gestação até a melhor idade, com atendimento gratuito, oferecendo assistência social, fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia, psicopedagogia, hidrocinesioterapia, cinoterapia, neurologia e pediatria; atualmente a Apae-Jp atende mais de 200 usuários e há mais de 500 na lista de espera”.
Sistema Sou PCD
A revisão cadastral do eleitor com deficiência tem o objetivo de garantir a acessibilidade necessária nos locais de votação, bem como assegurar o direito ao voto com autonomia.
O recadastramento deve ser feito pela internet, por meio do sistema “SOU PCD” desenvolvido pela Coordenadoria de Sistemas (COSIS) e pela Seção de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (SEDES), unidades vinculadas a Secretaria de Tecnologia da Informação e Comunicação do TRE-PB (STIC).
Clique AQUI e acesse o sistema “Sou PCD”.
Confira as fotos do evento.
https://flic.kr/s/aHBqjASczx
/com_informações_da_Biblioteca_Virtual_em_Saúde_do_Ministério_da_Saúde/
/rafaelkoehler/ascom/tre-pb/
Redes Sociais oficiais do TRE-PB
Confira nosso canal no Youtube
Curta nossa página no Facebook
Siga nosso Instagram
Siga nosso Twitter
Siga nosso TikTok
Ouça nossos podcasts no Soundcloud
Ouça nossos podcasts no Spotify