Botão flutuante de Atendimento ao Eleitor

Fato ou Boato – A Urna Eletrônica é vulnerável a ataques externos pela internet?

A urna eletrônica brasileira foi projetada para funcionar sem estar conectada a qualquer dispositivo de rede

#PraTodosVerem: Na imagem aparece a Urna Eletrônica de Votação sobre uma mesa e abaixo dela a ex...

O combate à desinformação é prioritário para a Justiça Eleitoral. Criada em 2020 para ampliar o esclarecimento de informações relacionadas ao processo eleitoral, a página Fato ou Boato fomenta a circulação de conteúdos verídicos e estimula a verificação por meio da divulgação de notícias checadas, recomendações e conteúdos educativos.

Na centralidade da desinformação, estão as notícias falsas sobre a urna eletrônica. Uma das fake news que circulam em sites suspeitos e grupos de mensagem é de que a urna eletrônica de votação é vulnerável a ataques externos pela internet. A urna eletrônica brasileira foi projetada para funcionar sem estar conectada a qualquer dispositivo de rede, seja por cabo, Wi-Fi ou Bluetooth. Ou seja, a urna é um equipamento isolado, o que preserva um dos requisitos básicos de segurança do sistema.

Ao eliminar as interfaces de comunicação com redes externas, as urnas eletrônicas de votação garantem um ambiente protegido e imune a ameaças cibernéticas potenciais. Esse desenvolvimento pioneiro representa um marco na busca contínua por soluções eletrônicas mais seguras e confiáveis, que fortalecem a integridade e a transparência dos processos eleitorais no país.

Segundo Rodrigo Carneiro Munhoz Coimbra, analista judiciário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), lotado na Seção de Voto Informatizado, bacharel e mestre em Ciência da Computação pela Universidade de Brasília (UNB), muito se fala da possibilidade de hackers invadirem as urnas no dia da votação, mas a urna eletrônica não é vulnerável a ataques externos. “Esse equipamento funciona de forma isolada, ou seja, não dispõe de qualquer mecanismo que possibilite sua conexão a redes de computadores, como a Internet; também não é equipado com o hardware necessário para se conectar a uma rede ou mesmo qualquer forma de conexão com ou sem fio; vale destacar que o sistema operacional Linux contido na urna é preparado pela Justiça Eleitoral de forma a não incluir nenhum mecanismo de software que permita a conexão com redes ou o acesso remoto”.

/com informações do TSE/
/rafaelkoehler/ascom/tre-pb/


Redes Sociais oficiais do TRE-PB

Confira nosso canal no Youtube
Curta nossa página no Facebook
Siga nosso Instagram
Siga nosso Twitter
Siga nosso TikTok
Ouça nossos podcasts no Soundcloud
Ouça nossos podcasts no Spotify

ícone mapa

Sede: Av. Princesa Isabel, 201- Tambiá - CEP 58020-528 - João Pessoa/PB

Tel: (83) 3512-1200, Fax: (83) 3512-1448
Balcão Virtual (atendimento apenas durante o horário de atendimento ao público).

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Missão do TRE-PB: "Garantir a legitimidade do processo eleitoral"
Horário de funcionamento: de segunda a quinta das 12h às 19h; sexta de 7h às 14h.

Acesso rápido