Botão flutuante de Atendimento ao Eleitor

Fato ou Boato – A Urna Eletrônica é vulnerável a ataques internos?

Somente um grupo restrito de servidores e de colaboradores do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) tem acesso ao repositório de código-fonte e está autorizado a fazer modificações no software

#PraTodosVerem: Na imagem aparece a Urna Eletrônica de Votação.

O combate à desinformação é prioritário para a Justiça Eleitoral. Criada em 2020 para ampliar o esclarecimento de informações relacionadas ao processo eleitoral, a página Fato ou Boato fomenta a circulação de conteúdos verídicos e estimula a verificação por meio da divulgação de notícias checadas, recomendações e conteúdos educativos.

Na centralidade da desinformação, estão as notícias falsas sobre a urna eletrônica. Uma das fake news que circulam em sites suspeitos e grupos de mensagem é de que a urna eletrônica é vulnerável a ataques internos.

Não é verdade!

Somente um grupo restrito de servidores e de colaboradores do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) tem acesso ao repositório de código-fonte e está autorizado a fazer modificações no software. Por isso, o software utilizado nas eleições é o mesmo em todo o Brasil e está sob controle estrito do
TSE. Além disso, a equipe responsável pelo software da urna não é a mesma que cuida do sistema de totalização (resultados).

Segundo Rodrigo Carneiro Munhoz Coimbra, bacharel e mestre em Ciência da Computação pela Universidade de Brasília (UNB), e analista judiciário do Tribunal Superior Eleitoral, lotado na Seção de Voto Informatizado: “Também são tomadas medidas contra possíveis tentativas de violação que possam ser feitas por pessoas que trabalham diretamente no processo eleitoral; para isso, a Justiça Eleitoral utiliza ferramentas modernas de controle de versão do código-fonte dos sistemas eleitorais; a partir dessas ferramentas, é possível acompanhar toda modificação feita sobre o código-fonte, o que foi modificado e por quem; somente um grupo restrito de servidores e colaboradores do TSE tem acesso ao repositório de código-fonte e está autorizado a fazer modificações no software; uma consequência disso é que o software utilizado nas eleições é o mesmo em todo o Brasil e está sob o controle estrito do TSE”.

“O conhecimento sobre os sistemas eleitorais é segregado dentro do TSE; isso significa que a equipe responsável pelo software da urna não é a mesma que cuida do sistema de totalização; esse controle de acesso ocorre inclusive com relação ao sistema de controle de versões; a quantidade de sistemas eleitorais envolvidos na realização de uma eleição é tão grande que se torna impraticável a um agente interno ter um grau de conhecimento do todo que lhe permita realizar algum tipo de ataque” assevera Rodrigo Carneiro.

/com informações do TSE/
/rafaelkoehler/ascom/tre-pb/


Redes Sociais oficiais do TRE-PB

Confira nosso canal no Youtube

Curta nossa página no Facebook

Siga nosso Instagram

Siga nosso Twitter

Siga nosso TikTok

Ouça nossos podcasts no Soundcloud

Ouça nossos podcasts no Spotify

ícone mapa

Sede: Av. Princesa Isabel, 201- Tambiá - CEP 58020-528 - João Pessoa/PB

Tel: (83) 3512-1200, Fax: (83) 3512-1448
Balcão Virtual (atendimento apenas durante o horário de atendimento ao público).

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Missão do TRE-PB: "Garantir a legitimidade do processo eleitoral"
Horário de funcionamento: de segunda a quinta das 12h às 19h; sexta de 7h às 14h.
Do dia 15/08/2024 ao dia 31/10/2024: de segunda a sexta das 12h às 19h, conforme a Portaria Nº 243/2024 TRE-PB/PTRE/ASPRE.

Acesso rápido