Botão flutuante de Atendimento ao Eleitor

Presidente e vice-presidente do TRE-PB observam in loco Eleição Suplementar de Boa Ventura

Desembargadoras Maria de Fátima Moraes Bezerra Cavalcanti Maranhão e Agamenilde Dias Arruda Vieira Dantas acompanham, in loco, a realização da Eleição Suplementar do sistema proporcional no município de Boa Ventura/PB

TRE-PB Visita Eleição Suplementar de Boa Vista

Neste domingo (7), com a realização da eleição suplementar para o sistema proporcional, ou seja, eleição para o cargo de vereador do município de Boa Ventura, no Sertão da Paraíba, as desembargadoras Maria de Fátima Bezerra Cavalcanti Maranhão e Agamenilde Dias Arruda Vieira Dantas, presidente e vice-presidente/corregedora do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), respectivamente, se descolocaram ao município, e acompanhadas pela diretora do Fórum Eleitoral de Itaporanga e juíza eleitoral da 42ª Zona, Francisca Brena Camelo Brito, e pelo chefe do Cartório da 42ª Zona, Rafael Câmara de Souza, visitaram as seções nos locais de realização do pleito que aconteceu das 8h às 17h.

Boa Ventura é um dos municípios que pertencem à 42ª Zona Eleitoral sediada em Itaporanga/PB.

A avaliação inicial que a presidente do TRE-PB fez do o pleito suplementar é de que tudo transcorreu de forma tranquila, muito ordeira, com participação intensa do eleitorado, dentro do previsto.

“Essa Eleição Suplementar de Boa Ventura, não é uma simples eleição, é uma eleição que tem um efeito bastante pedagógico, que é cumprir a conta de gênero, para que as mulheres tenham as mesmas oportunidades que os homens têm para administra o município, para legislar no município, para representar a sua gente. Então, o que nós percebemos é que essa festa cívica está muito bonita, está muito participativa e com muita consciência popular de que a lei existe e é para ser cumprida,” asseverou a desembargadora Maria de Fátima Bezerra Cavalcanti Maranhão.

“Faço um balanço muito positivo do funcionamento da recepção dos votos, do comparecimento em massa das eleitoras e eleitores, e da motivação das mesárias e mesários em trabalhar, de forma que é muito agradável testemunhar os resultados positivos. Percebemos que na equipe de trabalho a participação feminina é preponderante. Chegamos a seções que a sua formação, da fiscal à secretária, eram mulheres, participantes ativas e dedicadas,” ressaltou a desembargadora Agamenilde Dias Arruda Vieira Dantas.

A juíza Brena Brito, considera positiva a realização do pleito e asseverou: “O comparecimento das eleitoras e eleitores foi bastante expressivo, tudo transcorreu dentro da normalidade, urnas funcionando perfeitamente e biometria também”.

Acompanharam a presidente e vice-presidente do TRE-PB, a secretária da Corregedoria Regional Eleitoral, Vanessa do Egypto; o secretário de Tecnologia de Informação e Comunicação, José Cassimiro Júnior; o assessor jurídico da Vice-Presidência, Allan William Lucena de Oliveira; o coordenador de Eleições Informatizadas e Segurança Cibernética, George Bezerra Cavalcanti Leite; o coordenador de infraestrutura de TIC, Sylvio Rogério Soares do Nascimento; o assessor de comunicação e multimídia, Humberto Borges Lima de Vasconcelos, servidores e técnicos.

Boa Ventura tem um eleitorado de 5.340 aptos a votar nas 20 seções eleitorais distribuídas em quatro locais de votação.

O pleito suplementar ocorreu nos moldes do sistema eletrônico de votação e apuração, contou com a colaboração de 80 Mesários Voluntários e 20  Apoios Logísticos.

Na ocasião, as desembargadoras Maria de Fátima Bezerra Maranhão e Agamenilde Dias, acompanhadas da juíza Brena Brito, entregaram certificados de homenagens, a cinco mesárias que se destacaram pelo relevantes trabalhos prestados junto a Justiça Eleitoral paraibana em mais de 12 eleições. As homenageadas foram: Alcidelia Lolo Diniz, Damiana Alves de Sousa, Fernanda de Santana Soares Lacerda, Patrícia Prudêncio da Silva e Silvia Maria Alves Gomes.

Participam da eleição, os partidos que, até seis meses antes do pleito, tinham registrado seu estatuto no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e possuíam, até a data da convenção, órgão de direção constituído no município, de acordo com o respectivo estatuto.

As seções eleitorais foram instaladas a partir das 6 horas do domingo (7), quando foi emitido o relatório Zerésima, dando início à votação para o período das 8 às 17 horas, e após a votação, foram emitidos os boletins de urna e iniciada a apuração e a totalização dos resultados.

A Justiça Eleitoral da Paraíba já realizou quatro eleições suplementares, foram elas:

Soledade em 1º de setembro de 2013;

Cabedelo em 17 de março de 2019;

Gado Bravo em 12 de setembro de 2021; e

Monte Horebe em 11 de dezembro de 2022.

Saiba mais sobre a Eleição Suplementar de Boa Ventura/PB.

Consulte as candidatas e candidatos que disputam o pleito.

/humbertoborges/ascom/tre-pb/

Redes Sociais oficiais do TRE-PB

Confira nosso canal no Youtube

Curta nossa página no Facebook

Siga nosso Instagram

Siga nosso Twitter

Siga nosso TikTok

Ouça nossos podcasts no Soundcloud

Ouça nossos podcasts no Spotify

ícone mapa

Sede: Av. Princesa Isabel, 201- Tambiá - CEP 58020-528 - João Pessoa/PB

Tel: (83) 3512-1200, Fax: (83) 3512-1448
Balcão Virtual (atendimento apenas durante o horário de atendimento ao público).

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Missão do TRE-PB: "Garantir a legitimidade do processo eleitoral"
Horário de funcionamento: de segunda a quinta das 12h às 19h; sexta de 7h às 14h.

Acesso rápido