Botão flutuante de Atendimento ao Eleitor

TRE-PB lança programa de TV “A Voz Delas”

Uma homenagem às mulheres paraibanas que se destacam

TRE-PB A VOZ DELAS DESA FÁTIMA

A desembargadora Maria de Fátima Moraes Bezerra Cavalcanti Maranhão, Presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), com foco em ações de empoderamento às mulheres, determinou a Comissão de Participação Feminina, em parceria com a Escola Judiciária Eleitoral e a Assessoria de Comunicação, o desenvolvimento do programa de televisão “A Voz Delas”.

O programa televisivo "A Voz Delas" é uma iniciativa que tem por objetivo homenagear mulheres que se destacam em diferentes áreas, reconhecendo suas conquistas e contribuições significativas para a sociedade. O programa está sendo publicado nas redes sociais do Tribunal e no YouTube.

Uma das principais motivações da desembargadora Maria de Fátima Bezerra Maranhão em criar o programa foi de promover a igualdade de gênero e divulgar o potencial das mulheres que se destacam na sociedade, em todas as áreas. “Ao destacar as realizações e contribuições das mulheres, o programa pode inspirar outras a seguirem seus sonhos e aspirações, além de promover a conscientização sobre questões de gênero e o empoderamento feminino”, ressaltou a presidente do TRE-PB.

O programa "A Voz Delas" vai apresentar às mulheres em diferentes contextos de atuação, desde as que militam em organizações sem fins lucrativos até as que atuam em empresas e instituições dos três Poderes da República.

“É importante que as mulheres ocupem cargos de destaque e representação na sociedade para que haja maior representatividade feminina e para que questões de gênero sejam tratadas com a devida importância e sensibilidade. Quando as mulheres assumem posições de liderança e poder, elas podem influenciar políticas e decisões que afetam a vida das mulheres e da sociedade como um todo, contribuindo para a promoção da igualdade de gênero e para a eliminação de desigualdades e discriminações.” Asseverou a desa. Maria de Fátima Bezerra Maranhão.

O programa visa incentivar a sociedade a criar oportunidades para as mulheres ocuparem cargos de liderança nas instituições. Não objetiva apenas à participação feminina na política, mas que sejam também criadas cotas para que elas ocupem posições de decisão em empresas e organizações, além de investimentos em educação e programas de capacitação.

A homenageada do 1º programa "A Voz Delas" foi a desa. Maria de Fátima Moraes Bezerra Cavalcanti Maranhão, presidente do TRE-PB. Formada em Direito pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Especialista em Direito Processual Civil pela UFPB, e em Gestão de Pessoas e de Processo pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ); possui curso de formação de instrutores em Políticas Públicas em Mediação e Conciliação pelo CNJ; ingresso na magistratura em 1984, como juíza na comarca de Pilões,  aprovada no 43º Concurso de Juiz de Direito, em 1º lugar; atuou como juíza plantonista e substituta, na comarca de Guarabira; foi juíza da comarca de Rio Tinto e de Bayeux em 1987; foi juíza eleitoral de Bayeux nos anos de 1991/1992, responsável pelo Pleito Municipal de 1992; foi juíza da comarca de Campina Grande em 1992, na 4ª Vara Cível, Privativa de Falências e Concordatas; foi membro da Turma Recursal Cível da Comarca de Campina Grande; atuou como juíza eleitoral da 72ª Zona Eleitoral de Campina Grande, englobando o Município de Boa Vista, atuando na 2ª Vara da Fazenda Pública daquela Comarca; trabalhou na 2ª Vara Cível de João Pessoa; foi designada para a 1ª Vara de Conflitos Agrários e do Meio Ambiente em 1996; foi designada para a Corregedoria Geral de Justiça em 1997; passou a integrar o Egrégio Tribunal de Justiça do Estado da Paraíba (TJPB) em 1998; ocupou a função de Diretora do Fórum da Capital,  biênio 2001/2002; foi nomeada Desembargadora do TJPB em 2002, sendo a 1ª mulher a integrar a egrégia Corte de Justiça deste Estado; a desa. Maria de Fátima Moraes Bezerra Cavalcanti foi Primeira-dama do Estado da Paraíba no período de 2009/2010; foi Presidente da 2ª Câmara Cível do Egrégio Tribunal de Justiça nos biênios de 2003/2004, 2009/2010; e em 2012; Vice-presidente do TJPB no biênio 2009/2010; foi presidente da 1ª Seção Especializada Cível em 2012; exerceu a Diretora do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do TJPB no biênio de 2011/2012; foi Presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba no Biênio 2013/2014; foi presidente da Comissão Permanente de Cultura e Memória do Poder Judiciário no biênio 2015/2017; foi diretora da Escola Superior da Magistratura do Estado da Paraíba (ESMA-PB), em 2016; atuou como coordenadora do Projeto “Poder Judiciário, o ser humano e as histórias de bastidores” de iniciativa da Corregedoria Nacional de Justiça; foi Presidente da 1ª Câmara Especializada Cível do Tribunal de Justiça em 2017; atuou como Ouvidora Geral da Justiça, escolhida para o Biênio 2017/2019; foi presidente da 1ª Seção Especializada Cível em 2018; é membro da Associação Brasileira de Mulheres da Carreira Jurídica, da Academia Feminina de Letras e Artes do Estado da Paraíba.

Uma das qualidades mais destacadas da desembargadora Maria de Fátima Moraes Bezerra Cavalcanti Maranhão é sua competência e habilidade em interpretar e aplicar as leis de forma justa e imparcial. Ela é conhecida por sua integridade e sua capacidade de tomar decisões baseadas em evidências e no cumprimento estrito da legislação.

Além disso, a desembargadora é reconhecida por seu compromisso com a promoção da justiça social e com a defesa dos direitos humanos. Ela tem sido uma voz ativa na luta contra a discriminação e a desigualdade de gênero, raça e classe, e tem trabalhado para garantir que a justiça seja aplicada de maneira igualitária a todos os cidadãos.

Outra qualidade admirável da desembargadora Maria de Fátima Moraes Bezerra Cavalcanti Maranhão é sua dedicação à educação e à formação de novos juristas. Ela tem sido uma professora e mentora para muitos estudantes de direito e advogados em formação, e é reconhecida por seu compromisso com a educação e com a formação de uma nova geração de profissionais jurídicos.

No geral, a desembargadora Maria de Fátima Moraes Bezerra Cavalcanti Maranhão é uma magistrada respeitada e admirada no Sistema Judiciário do Estado da Paraíba, e suas qualidades como jurista e como pessoa são amplamentes reconhecidas.

Assista o 1º programa “A Voz Delas” clicando AQUI.

/fonte: TJPB/humbertoborges/ascom/tre-pb

 

Redes Sociais oficiais do TRE-PB

 

Confira nosso canal no Youtube

Curta nossa página no Facebook

Siga nosso Instagram

Siga nosso Twitter

Siga nosso TikTok

Ouça nossos podcasts no Soundcloud

Ouça nossos podcasts no Spotify

ícone mapa

Sede: Av. Princesa Isabel, 201- Tambiá - CEP 58020-528 - João Pessoa/PB

Tel: (83) 3512-1200, Fax: (83) 3512-1448
Balcão Virtual (atendimento apenas durante o horário de atendimento ao público).

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Missão do TRE-PB: "Garantir a legitimidade do processo eleitoral"
Horário de funcionamento: de segunda a quinta das 12h às 19h; sexta de 7h às 14h.
No período de 07 a 31/01/2025: de segunda a quinta das 13h às 18h; sexta de 08h às 13h, em razão da Portaria nº 404/2024 TRE-PB/PTRE/ASPRE

Acesso rápido