TRE-PB lança programa de TV “A Voz Delas”
Uma homenagem às mulheres paraibanas que se destacam
A desembargadora Maria de Fátima Moraes Bezerra Cavalcanti Maranhão, Presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), com foco em ações de empoderamento às mulheres, determinou a Comissão de Participação Feminina, em parceria com a Escola Judiciária Eleitoral e a Assessoria de Comunicação, o desenvolvimento do programa de televisão “A Voz Delas”.
O programa televisivo "A Voz Delas" é uma iniciativa que tem por objetivo homenagear mulheres que se destacam em diferentes áreas, reconhecendo suas conquistas e contribuições significativas para a sociedade. O programa está sendo publicado nas redes sociais do Tribunal e no YouTube.
Uma das principais motivações da desembargadora Maria de Fátima Bezerra Maranhão em criar o programa foi de promover a igualdade de gênero e divulgar o potencial das mulheres que se destacam na sociedade, em todas as áreas. “Ao destacar as realizações e contribuições das mulheres, o programa pode inspirar outras a seguirem seus sonhos e aspirações, além de promover a conscientização sobre questões de gênero e o empoderamento feminino”, ressaltou a presidente do TRE-PB.
O programa "A Voz Delas" vai apresentar às mulheres em diferentes contextos de atuação, desde as que militam em organizações sem fins lucrativos até as que atuam em empresas e instituições dos três Poderes da República.
“É importante que as mulheres ocupem cargos de destaque e representação na sociedade para que haja maior representatividade feminina e para que questões de gênero sejam tratadas com a devida importância e sensibilidade. Quando as mulheres assumem posições de liderança e poder, elas podem influenciar políticas e decisões que afetam a vida das mulheres e da sociedade como um todo, contribuindo para a promoção da igualdade de gênero e para a eliminação de desigualdades e discriminações.” Asseverou a desa. Maria de Fátima Bezerra Maranhão.
O programa visa incentivar a sociedade a criar oportunidades para as mulheres ocuparem cargos de liderança nas instituições. Não objetiva apenas à participação feminina na política, mas que sejam também criadas cotas para que elas ocupem posições de decisão em empresas e organizações, além de investimentos em educação e programas de capacitação.
A homenageada do 1º programa "A Voz Delas" foi a desa. Maria de Fátima Moraes Bezerra Cavalcanti Maranhão, presidente do TRE-PB. Formada em Direito pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Especialista em Direito Processual Civil pela UFPB, e em Gestão de Pessoas e de Processo pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ); possui curso de formação de instrutores em Políticas Públicas em Mediação e Conciliação pelo CNJ; ingresso na magistratura em 1984, como juíza na comarca de Pilões, aprovada no 43º Concurso de Juiz de Direito, em 1º lugar; atuou como juíza plantonista e substituta, na comarca de Guarabira; foi juíza da comarca de Rio Tinto e de Bayeux em 1987; foi juíza eleitoral de Bayeux nos anos de 1991/1992, responsável pelo Pleito Municipal de 1992; foi juíza da comarca de Campina Grande em 1992, na 4ª Vara Cível, Privativa de Falências e Concordatas; foi membro da Turma Recursal Cível da Comarca de Campina Grande; atuou como juíza eleitoral da 72ª Zona Eleitoral de Campina Grande, englobando o Município de Boa Vista, atuando na 2ª Vara da Fazenda Pública daquela Comarca; trabalhou na 2ª Vara Cível de João Pessoa; foi designada para a 1ª Vara de Conflitos Agrários e do Meio Ambiente em 1996; foi designada para a Corregedoria Geral de Justiça em 1997; passou a integrar o Egrégio Tribunal de Justiça do Estado da Paraíba (TJPB) em 1998; ocupou a função de Diretora do Fórum da Capital, biênio 2001/2002; foi nomeada Desembargadora do TJPB em 2002, sendo a 1ª mulher a integrar a egrégia Corte de Justiça deste Estado; a desa. Maria de Fátima Moraes Bezerra Cavalcanti foi Primeira-dama do Estado da Paraíba no período de 2009/2010; foi Presidente da 2ª Câmara Cível do Egrégio Tribunal de Justiça nos biênios de 2003/2004, 2009/2010; e em 2012; Vice-presidente do TJPB no biênio 2009/2010; foi presidente da 1ª Seção Especializada Cível em 2012; exerceu a Diretora do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do TJPB no biênio de 2011/2012; foi Presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba no Biênio 2013/2014; foi presidente da Comissão Permanente de Cultura e Memória do Poder Judiciário no biênio 2015/2017; foi diretora da Escola Superior da Magistratura do Estado da Paraíba (ESMA-PB), em 2016; atuou como coordenadora do Projeto “Poder Judiciário, o ser humano e as histórias de bastidores” de iniciativa da Corregedoria Nacional de Justiça; foi Presidente da 1ª Câmara Especializada Cível do Tribunal de Justiça em 2017; atuou como Ouvidora Geral da Justiça, escolhida para o Biênio 2017/2019; foi presidente da 1ª Seção Especializada Cível em 2018; é membro da Associação Brasileira de Mulheres da Carreira Jurídica, da Academia Feminina de Letras e Artes do Estado da Paraíba.
Uma das qualidades mais destacadas da desembargadora Maria de Fátima Moraes Bezerra Cavalcanti Maranhão é sua competência e habilidade em interpretar e aplicar as leis de forma justa e imparcial. Ela é conhecida por sua integridade e sua capacidade de tomar decisões baseadas em evidências e no cumprimento estrito da legislação.
Além disso, a desembargadora é reconhecida por seu compromisso com a promoção da justiça social e com a defesa dos direitos humanos. Ela tem sido uma voz ativa na luta contra a discriminação e a desigualdade de gênero, raça e classe, e tem trabalhado para garantir que a justiça seja aplicada de maneira igualitária a todos os cidadãos.
Outra qualidade admirável da desembargadora Maria de Fátima Moraes Bezerra Cavalcanti Maranhão é sua dedicação à educação e à formação de novos juristas. Ela tem sido uma professora e mentora para muitos estudantes de direito e advogados em formação, e é reconhecida por seu compromisso com a educação e com a formação de uma nova geração de profissionais jurídicos.
No geral, a desembargadora Maria de Fátima Moraes Bezerra Cavalcanti Maranhão é uma magistrada respeitada e admirada no Sistema Judiciário do Estado da Paraíba, e suas qualidades como jurista e como pessoa são amplamentes reconhecidas.
Assista o 1º programa “A Voz Delas” clicando AQUI.
/fonte: TJPB/humbertoborges/ascom/tre-pb
Redes Sociais oficiais do TRE-PB
Confira nosso canal no Youtube
Curta nossa página no Facebook
Siga nosso Instagram
Siga nosso Twitter
Siga nosso TikTok
Ouça nossos podcasts no Soundcloud
Ouça nossos podcasts no Spotify