Botão flutuante de Atendimento ao Eleitor

Presidente do TRE-PB visita comunidade "Quilombola de Gurugí"

A magistrada promoveu a abertura do projeto Justiça Eleitoral Itinerante

#PraTodosVerem: Na fotografia aparecem várias mulheres em pé, posando.

Nesta terça-feira (14), a presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), desembargadora Maria de Fátima Moraes Bezerra Cavalcanti Maranhão esteve no município de Conde/PB, visitando comunidade “Quilombola de Gurugí” para promover a abertura do projeto Justiça Eleitoral Itinerante que, inicialmente, terá duração de trinta dias.

Entre os serviços ofertados pela Justiça Eleitoral, com o apoio da 3ª Zona Eleitoral, estão: emissão da 1ª via e 2ª via do título eleitoral, transferência do local de votação, quitação de multas, coleta biométrica, bem como, ações de inclusão, atendendo as pessoas com deficiência (PCD) para atualização do cadastro com a finalidade de no dia da eleição elas tenham conforto, comodidade e assim possam votar numa seção eleitoral favorável, sem empecilhos. O serviço também é voltado às pessoas que mudaram seu nome para que possam usar seu nome social.

Para receber atendimento, a eleitora e o eleitor deverão apresentar um documento oficial com foto, ou certidão de nascimento, e comprovante de residência. Além disso, para os homens que solicitarem o título eleitoral pela primeira vez, é necessário apresentar o comprovante de quitação do serviço militar.

A iniciativa visa proporcionar à população acesso facilitado aos serviços da Justiça Eleitoral, promovendo maior comodidade para a regularização das eleitoras e dos eleitores.

“O nosso objetivo é levar a Justiça Eleitoral até vocês, para que vocês possam também convidar as pessoas que não puderam ser atendidas neste momento, nessa Justiça itinerante que hoje visita essa comunidade quilombola; (…) Nós sabemos que a Justiça Eleitoral é a Justiça da Democracia; (…) Em todos os segmentos do poder é importante que as mulheres se façam presentes, portanto jovens, é um desafio, participem ativamente dessa festa democrática, não só votando, mas também sendo votadas, nós estamos aqui para servir e agradecemos bastante a acolhida”, asseverou a desembargadora Maria de Fátima Moraes Bezerra Cavalcanti Maranhão, presidente do TRE-PB.

O Núcleo de Acessibilidade, Inclusão e Diversidade (NAID), sob a responsabilidade da servidora Valnia Lima Veras Mariani Alves, propôs a realização de quatro ações itinerantes para novembro/2023, atendendo recomendações da Resolução nº 519/2023 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), quais sejam: Comunidade Quilombola de Gurugí, em parceria com a 3ª Zona Eleitoral - Conde/PB, dia 14/11/2023; Caiana dos Crioulos, em parceria com a 9ª Zonas Eleitoral - Alagoa Grande/PB, dia 21/11/2023; e Nas aldeias indígenas dos municípios de Marcação e de Baía da Traição, em parceria com a 55ª Zona Eleitoral, nos dias 29 e 30 de novembro de 2023, respectivamente.



/rafaelkoehler/ascom/tre-pb/

 


 

Redes Sociais oficiais do TRE-PB

 

Confira nosso canal no Youtube

Curta nossa página no Facebook

Siga nosso Instagram

Siga nosso Twitter

Siga nosso TikTok

Ouça nossos podcasts no Soundcloud

Ouça nossos podcasts no Spotify

ícone mapa

Sede: Av. Princesa Isabel, 201- Tambiá - CEP 58020-528 - João Pessoa/PB

Tel: (83) 3512-1200, Fax: (83) 3512-1448
Balcão Virtual (atendimento apenas durante o horário de atendimento ao público).

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Missão do TRE-PB: "Garantir a legitimidade do processo eleitoral"
Horário de funcionamento: de segunda a quinta das 12h às 19h; sexta de 7h às 14h.
Do dia 15/08/2024 ao dia 31/10/2024: de segunda a sexta das 12h às 19h, conforme a Portaria Nº 243/2024 TRE-PB/PTRE/ASPRE.

Acesso rápido