TSE sedia encontros CODEJE e ENEJE

Realizados os CODEJE e ENEJE nos dias 20 e 21/11/2023, respectivamente

#ParaTodosVerem: Painel retangular com dezenas de pessoas de pé, posando para fotografia.

Na última segunda-feira (20), o ministro Floriano de Azevedo Marques, diretor da Escola Judiciária Eleitoral do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), abriu o XX Encontro Nacional do Colégio de Dirigentes das Escolas Judiciárias Eleitorais (Codeje), que ocorreu na sede do TSE.

Após as conferências e a roda de conversas realizadas pela manhã, houve a reeleição do desembargador Jorge Dall’Agnol, para mais um biênio como presidente do Codeje, ele que é o diretor da EJE do Rio Grande do Sul (EJE-RS).

Em seguida, foram definidos os eixos temáticos prioritários para as Eleições Municipais de 2024, que serão desenvolvidos pela EJEs, são eles: Especialização em Direito Penal Eleitoral e Processo Penal Eleitoral para os TREs, com ênfase na atuação de primeiro e segundos graus da jurisdição eleitoral; Enfrentamento jurídico da desinformação, associada ao uso de plataformas digitais, com possibilidade de oferecimento ao público externo (notadamente profissionais da imprensa); Observância de julgamento sob perspectiva de gênero, com ênfase nas questões atinentes à fraude nas cotas nas candidaturas e no trânsito dos recursos financeiros; e Prova no Direito Eleitoral, com ênfase em provas digitais – meios admitidos de prova, hipóteses de fraude de provas digitais, extração de dados, análise de cadeia de custódia.

Ao final do evento, a Carta do XX Codeje foi elaborada, com uma manifestação sobre a necessidade de ampliação do papel das EJEs como elo de interlocução com a sociedade e da pertinência de preparar a capacitação para o enfrentamento dos desafios contemporâneos das próximas eleições, como a fraude às cotas de gênero, a desinformação e a avaliação de provas em meio digital.

XI Encontro Nacional das Escolas Judiciárias Eleitorais (Eneje)

Na manhã da terça-feira (21), o ministro Floriano de Azevedo Marques abriu o XI Encontro Nacional das Escolas Judiciárias Eleitorais (Eneje), ocasião em que o ministro Alexandre de Moraes, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), enalteceu o trabalho executado pelo TSE e pelos 27 Tribunais Regionais Eleitorais (TREs), responsáveis pela organização, fiscalização, análise dos processos e normatização dos pleitos em todas as localidades do país. “Acima de tudo, [o TSE] é um Tribunal que defende a democracia [...] é o Tribunal da Democracia”, disse. E convidou pesquisadoras e pesquisadores de todo o país a se inscreverem no processo seletivo simplificado para compor grupos de pesquisa que serão formados pela EJE/TSE. A ação integra o eixo de aprimoramento da Escola. As inscrições vão até 27 de novembro.

Representando o TRE da Paraíba, participou do evento a coordenadora da EJE/PB, Ana Karla Farias Lima de Morais.

Na programação vespertina houve a premiação relativa ao I Concurso Nacional de Redação da Justiça Eleitoral, com entrega do certificado criativo às seis pessoas vencedoras. O certame teve como objetivo aproximar a Justiça Eleitoral da sociedade para ampliar a engajamento da população jovem e idosa no processo eleitoral.

Foram 1.035 inscrições de todas as unidades da Federação, com 566 artigos submetidos à avaliação da Comissão Organizadora. Desse total, 21 textos foram enviados por idosos e outros 545 eram de jovens.

Na categoria voltada para adolescentes de 15 a 17 anos de idade, que abordou o tema “Meu Voto, a Democracia, o Futuro do Brasil”, tratado no gênero textual expositivo-argumentativo, foram premiadas as redações escritas por:
1º lugar: Geovana Rodrigues Almeida, de Posse/GO, que redigiu o texto “A voz do povo”;
2º lugar: Brenda Basso, de Guabiju/RS, que participou com a redação “O poder de mudança social da juventude aliada à política”; e
3º lugar: Samua M. Holanda, de Acopiara/CE, que escreveu “Voto consciente, democracia fortalecida”.

Na categoria destinada ao público de 60 anos de idade ou mais, o assunto foi “O Voto, a Democracia e a Minha Trajetória”, no gênero textual relato de memória. Os textos escolhidos foram:
1º lugar: Gregório Augusto dos Santos Filho, de Santo Antônio do Descoberto/GO, premiado com a redação “Caixas de sonhos e de cidadania”;
2º lugar: Maria Ede Catani Antunes, de São Vicente/SP, que concorreu com o texto “Meu voto tardio”; e
3º lugar: Almeriane Maria Weffort Santos, de Curitiba/PR, que escreveu sobre “O voto e a cidadania política”.


/com informações do TSE/

/alexandredias/ascom/tre-pb/


Redes Sociais oficiais do TRE-PB

Confira nosso canal no Youtube

Curta nossa página no Facebook

Siga nosso Instagram

Siga nosso Twitter

Siga nosso TikTok

Ouça nossos podcasts no Soundcloud

Ouça nossos podcasts no Spotify

 

ícone mapa

Sede: Av. Princesa Isabel, 201- Tambiá - CEP 58020-528 - João Pessoa/PB

Tel: (83) 3512-1200, Fax: (83) 3512-1448
Balcão Virtual (atendimento apenas durante o horário de atendimento ao público).

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Missão do TRE-PB: "Garantir a legitimidade do processo eleitoral"
Horário de funcionamento: de segunda a quinta das 12h às 19h; sexta de 7h às 14h.
Do dia 15/08/2024 ao dia 31/10/2024: de segunda a sexta das 12h às 19h, conforme a Portaria Nº 243/2024 TRE-PB/PTRE/ASPRE.

Acesso rápido