Botão flutuante de Atendimento ao Eleitor

Procuradora Regional Eleitoral é homenageada ao concluir seu biênio no TRE-PB

Acácia Soares Peixoto Suassuna representou o Ministério Público Federal perante o Eleitoral da Paraíba de 01/10/2021 a 31/10/2023

#ParaTodosVerem: Na imagem aparece uma mulher, sentada em uma cadeira e falando em um microfone.

Ao final da sessão de julgamento, na noite desta segunda-feira (30), a Corte Eleitoral da Paraíba prestou homenagem à procuradora Regional Eleitoral Acácia Soares Peixoto Suassuna, que atuou perante o Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), representando o Ministério Público Federal por dois anos.

Em sessão transmitida pelo canal oficial do TRE-PB no YouTube, os juízes membros do Eleitoral paraibano se despediram da Procuradora da República Acácia Suassuna, enaltecendo a sua desenvoltura e seu notável saber jurídico.

Dentre as falas, destaca-se a da desembargadora Maria de Fátima Moraes Bezerra Cavalcanti Maranhão, presidente do TRE-PB, que afirmou: “Vossa Excelência é um exemplo e vai deixar muita saudade; tenho o prazer de dizer que espero comungar da sua amizade e saiba que Vossa Excelência tem em mim uma grande amiga; ...Você tem o voo das águias, vai voar muito mais alto”.

As homenagens tiveram início com a apresentação do grupo percussivo feminino, “As Calungas”, que busca divulgar a cultura nordestina e estimular a produção musical feita por mulheres. O grupo fundado em 2012 começou com oito mulheres tocando em bandas e blocos de carnavais e, atualmente, tem cerca de 140 pessoas participando de oficinas e se apresentando na avenida com um estandarte próprio.

Em seguida, o juiz decano e ouvidor Eleitoral, José Ferreira Ramos Júnior, comentou que a procuradora Acácia Suassuna: “trouxe uma luz para o Tribunal; trouxe uma energia muito positiva, uma energia contagiante”.

O juiz membro do TRE-PB, Fábio Leandro de Alencar Cunha, em sua fala registrou que a homenageada deixará saudades: “Como profissional você vai fazer muita falta aqui, e como pessoa humana nem se fala”.    

O próximo a prestar as saudações à procuradora foi o juiz membro do TRE-PB, Roberto D’Horn Moreira Monteiro da Franca Sobrinho, que destacou a alegria e a generosidade da procuradora: “Acácia é uma pessoa muito, muito, muito alegre; sempre com um sorriso no rosto ...Acácia também é uma pessoa muito generosa e atenciosa”.

Na sequência, a juíza membro do TRE-PB e ouvidora da Mulher, Maria Cristina Paiva Santiago ressaltou o empenho da procuradora eleitoral: “Além do seu comprometimento e estudo de cada caso que você traz aqui, nas sustentações, que você faz encantando a todos nós; ...eu sinto sobremaneira em tudo o que você faz, essa presença desse amor, desse amor que é comprometimento”.
 
O juiz federal e membro do TRE-PB, Bruno Teixeira de Paiva, relembrou uma conversa tida com uma amiga em comum com Acácia Suassuna, sobre a definição que ele fazia sobre a homenageada, e concluiu: “Acácia é doce e severa, amável e rigorosa, por mais paradoxal que possa ser”.

“Que a energia vibrante de cada som, aqui emitido pelas As Calungas, que encheu este plenário de boas vibrações, lhe conecte ao bem, à paz e à luz superior sempre” foi o desejo da desembargadora Agamenilde Dias Arruda Vieira Dantas, vice-presidente e corregedora do TRE-PB para a homenageada.

Em seguida, a procuradora da República e procuradora Regional dos Direitos do Cidadão, Janaína Andrade de Sousa, em seu discurso enalteceu o comprometimento e a vivacidade da colega de Ministério Público Federal: “Você é na vida muito intensa, e não só na sua vida pessoal, mas também na sua vida profissional… Eu tenho certeza que todos os processos deste Tribunal foram olhados, sem exceção, com o mesmo compromisso, de um requerimento de registro de candidatura, a uma AIJE, para você o processo é uma vida”.

O procurador-chefe da Procuradoria da República na Paraíba, José Guilherme Ferraz da Costa citou as origens da procuradora eleitoral: “A trajetória dela, vindo de Campina Grande, com uma longa folha de serviços prestados ao Ministério Público já fala por si; ...Ela veio reconhecida por sua firmeza, pela sua coragem no exercício da sua missão no Ministério Público, mas também pelo seu afeto, pelo seu amor às causas do bem”.

“Gostaria de desejar-lhe o melhor do amanhã, daquilo que a vida puder lhe oferecer; ...Que seu amanhã seja um lindo dia; …Que seu amanhã seja sempre assim, simplesmente pleno” foram os votos do procurador Regional da República da 5ª Região, Fábio George Cruz da Nóbrega para a homenageada.

O próximo a discursar, foi o jurista e ex-juiz membro do TRE-PB, Arthur Monteiro Lins Fialho, que em nome da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Paraíba (OAB-PB), destacou o respeito que a instituição OAB tem pela homenageada: “Do ponto de vista institucional, venho aqui agradecer por tudo que a senhora fez como Ministério Público, todo respeito que a senhora teve, com os advogados que aqui frequentam esta Casa”. Em uma segunda parte da fala, o jurista registrou a alegria em ter convivido com Acácia Suassuna quando compôs a Corte Eleitoral paraibana: “Fiquei muito feliz em ter tido aquele tempo aqui com a senhora, tantos embates, com tanta divergência de pensamento, e conseguimos ficar tão unidos”.

Em nome do Sindicato dos Trabalhadores do Judiciário Federal no Estado da Paraíba (SINDJUF-PB), o coordenador Geral, Pedro de Figueiredo Lima Neto, ao fazer uso da palavra, saudou a homenageada: “O SINDJUF Paraíba não poderia deixar passar este momento, sem deixar de parabenizar a doutora Acácia Soares Peixoto Suassuna por sua brilhante passagem neste Corte Eleitoral”.

Na sequência, a filha da procuradora Eleitoral, Clara Soares Barreto Suassuna, dirigiu a palavra à homenageada: “Mãe, você é um exemplo de força, determinação e coragem, ao mesmo tempo que transparece alegria, espontaneidade e simplicidade”.

Já se encaminhando para o final do evento, o marido de Acácia Suassuna, o juiz Brâncio Barreto Suassuna, a filha, Clara Soares Barreto Suassuna; e a mãe, Marta Maria Soares Teixeira; foram convidados pela presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), desembargadora Maria de Fátima Moraes Bezerra Cavalcanti Maranhão, para entregar, em nome do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), uma foto emoldurada da Corte Eleitoral da Paraíba para a homenageada.

Fazendo um agradecimento especial à Corte Eleitoral, e a todas e a todos presentes, Acácia Soares Peixoto Suassuna, asseverou: “Nestes dois anos que passei aqui, vivi intensamente cada momento, cada processo; ...Saibam que eu dei o meu melhor; …É isso que eu gosto de fazer, é isso que eu gosto de ser”.


/alexandredias/ascom/tre-pb/
/rafaelkoehlerascom/tre-pb/

 


 

Redes Sociais oficiais do TRE-PB

Confira nosso canal no Youtube

Curta nossa página no Facebook

Siga nosso Instagram

Siga nosso Twitter

Siga nosso TikTok

Ouça nossos podcasts no Soundcloud

Ouça nossos podcasts no Spotify

ícone mapa

Sede: Av. Princesa Isabel, 201- Tambiá - CEP 58020-528 - João Pessoa/PB

Tel: (83) 3512-1200, Fax: (83) 3512-1448
Balcão Virtual (atendimento apenas durante o horário de atendimento ao público).

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Missão do TRE-PB: "Garantir a legitimidade do processo eleitoral"
Horário de funcionamento: de segunda a quinta das 12h às 19h; sexta de 7h às 14h.
Do dia 15/08/2024 ao dia 31/10/2024: de segunda a sexta das 12h às 19h, conforme a Portaria Nº 243/2024 TRE-PB/PTRE/ASPRE.

Acesso rápido