40ª ZE realiza capacitação de mesários para Eleição do Conselho Tutelar 2023

O treinamento foi ministrado pelo servidor Marcos Alves de Lira da 40ª Zona Eleitoral de São José de Piranhas/PB

#PraTodosVerem: Na fotografia aparecem homens e mulheres em pé, posando. A frente deles aparece ...

Nesta quarta-feira (18), a Justiça Eleitoral, por meio da 40ª Zona Eleitoral (ZE) de São José de Piranhas/PB, realizou a capacitação dos mesários que atuarão na eleição do Conselho Tutelar 2023. O evento ocorreu no auditório do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, naquele município.

O treinamento ministrado pelo servidor Marcos Alves de Lira, sob a coordenação do juiz Eleitoral Ricardo Henriques Pereira Amorim, titular da 40ª Zona Eleitoral, teve por objetivo assegurar que o processo eleitoral ocorra de maneira célere, justa e transparente, e que os mesários estejam preparados para garantir a integridade e a transparência do pleito.

Segundo o chefe de cartório da 40ª ZE, Márcio Jorge Lima Peixoto, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de São José de Piranhas, em parceria com a Justiça Eleitoral, está desempenhando um papel crucial na organização do evento, garantindo que todos os aspectos logísticos e operacionais da eleição sejam tratados com eficiência: “A participação ativa da comunidade também é fundamental para o sucesso desse processo, uma vez que o Conselho Tutelar desempenha um papel vital na proteção dos direitos das crianças e adolescentes” asseverou ele.

A capacitação dos mesários das cidades paraibanas de Bonito de Santa Fé e Monte Horebe, ocorrerá na próxima quinta-feira (21), no Auditório Maria Elza, localizado na Secretaria Municipal de Educação do município de São José de Piranhas/PB.



Eleições de Conselhos Tutelares nos municípios do Estado da Paraíba


O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), atendendo pedido do Ministério Público, e com o apoio da desembargadora Maria de Fátima Moraes Bezerra Cavalcanti Maranhão, presidente do Eleitoral, cederá urnas eletrônicas para a realização das eleições de Conselhos Tutelares nos municípios do Estado da Paraíba, e capacitará os Voluntários de Apoio Logístico que prestam apoio às equipes dos cartórios eleitorais e dos locais de votação nos municípios afetos às zonas eleitorais.

A votação que escolherá os novos conselheiros vai acontecer em todo Brasil no dia 1º de outubro, conforme prevê o Estatuto da Criança e do Adolescente, alterado pela Lei Federal 12.696/2012. Na Paraíba, a Justiça Eleitoral dará suporte cedendo 1.956 urnas eletrônicas, entre aquelas que serão utilizadas para votação, treinamento e reserva, em 163 dos 223 municípios paraibanos.

A organização do pleito, assim como a totalização dos votos, é de responsabilidade dos respectivos conselhos tutelares. Conforme estabelece o artigo 139 da Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990 (Estatuto da Criança e do Adolescente), compete ao Ministério Público fiscalizar esses pleitos. Vale destacar que o voto é facultativo para essa eleição, e que quem estava em dia com a Justiça Eleitoral até o dia 3 de julho de 2023 poderá exercer esse direito.


/com_informações_da_40ªZE/
/rafaelkoehler/ascom/tre-pb/

 


 

Redes Sociais oficiais do TRE-PB

 

Confira nosso canal no Youtube

Curta nossa página no Facebook

Siga nosso Instagram

Siga nosso Twitter

Siga nosso TikTok

Ouça nossos podcasts no Soundcloud

Ouça nossos podcasts no Spotify

ícone mapa

Sede: Av. Princesa Isabel, 201- Tambiá - CEP 58020-528 - João Pessoa/PB

Tel: (83) 3512-1200, Fax: (83) 3512-1448
Balcão Virtual (atendimento apenas durante o horário de atendimento ao público).

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Missão do TRE-PB: "Garantir a legitimidade do processo eleitoral"
Horário de funcionamento: de segunda a quinta das 12h às 19h; sexta de 7h às 14h.
Do dia 15/08/2024 ao dia 31/10/2024: de segunda a sexta das 12h às 19h, conforme a Portaria Nº 243/2024 TRE-PB/PTRE/ASPRE.

Acesso rápido