TRE-PB promove Campanha de Descarte Responsável de Resíduos Eletroeletrônicos
O lançamento da campanha será realizado no dia 22 de abril de 2024, em alusão ao Dia do Planeta Terra

O Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), por meio do Núcleo de Sustentabilidade (NSUS), unidade vinculada à Assessoria de Eleição, Inovação e Inclusão (AEII), promove em 22 de abril de 2024, o lançamento da Campanha de Descarte Responsável de Resíduos Eletroeletrônicos, em alusão ao Dia do Planeta Terra, comemorado nesta data. O evento será realizado no Espaço Viver (térreo da sede) e no Fórum Eleitoral de João Pessoa, simultaneamente.
O objetivo da ação é incentivar as servidoras, servidores, terceirizadas, terceirizados, estagiárias, estagiários e público externo, a descartar seus resíduos eletroeletrônicos nos Pontos de Entrega Voluntária (PEV) existentes. Busca-se incorporar à rotina dos servidores, o hábito de recolher em casa tais resíduos, e depositá-los nos locais adequados.
Os PEVs se encontram à disposição no Espaço Viver, localizado no piso do edifício-sede da Justiça Eleitoral paraibana, e no Fórum Eleitoral de João Pessoa, desde o final de fevereiro/2024, sendo registradas entregas voluntárias diariamente. Visando comemorar o Dia da Terra, a proposta traz o objetivo de realizar um mutirão para destinação desses resíduos à reciclagem ou reaproveitamento, por meio da parceria do TRE-PB com o Instituto de Inovação e Economia Circular.
A campanha considera a necessidade de o TRE-PB aprimorar os resultados obtidos para o indicador 8.9 DPB – "Destinação de resíduos de pilhas e baterias", da Resolução CNJ 400/2021, assim como, para indicador 6.1 "Índice de destinação de resíduos sólidos (papel, plástico, metais, vidros e coleta geral)" do Plano de Logística Sustentável TRE-PB 2021-2026.
Segundo a chefe do Núcleo de Sustentabilidade (NSUS), Maria Hilarina Aires Nunes, a iniciativa visa o correto recolhimento de pilhas, baterias e eletroeletrônicos, evitando danos à saúde e ao meio ambiente, que quando descartadas indevidamente, podem estourar e vazar o líquido contido em seus interiores. “Por serem constituídas de metais pesados, o descarte incorreto das pilhas e baterias causa grande impacto ambiental, posto que contaminam o solo e lençóis freáticos com materiais tóxicos, causando sérios problemas ao ecossistema que sustenta os seres vivos”, destacou a chefe do NSUS.
/ascom/tre-pb/
Redes Sociais oficiais do TRE-PB
Confira nosso canal no Youtube
Curta nossa página no Facebook
Siga nosso Instagram
Siga nosso X
Siga nosso TikTok
Ouça nossos podcasts no Soundcloud
Ouça nossos podcasts no Spotify