Presidente do TRE-PB ministra Aula Magna e recebe homenagem no Unipê
A desembargadora Agamenilde Dias, homenageada com a menção honrosa ‘Jurista Inspiração’, falou para os novos alunos do curso de Direito
A emoção falou mais alto e se fez sentir junto a expectativa dos novos alunos do Curso de Direito do Unipê, que, na noite dessa quarta-feira (28), lotaram o auditório da Reitoria do Centro Universitário para assistirem a Aula Magna ministrada pela presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB). Na ocasião, a magistrada foi homenageada com a menção honrosa “Jurista Inspiração” do ano, entregue pelo professor Antônio Toscano, diretor do respectivo curso.
O professor Antônio Toscano abriu a solenidade destacando “o momento ímpar”, ao se referir a oportunidade do Unipê e do alunado de poderem contar com a presença “ilustre e inspiradora da desembargadora Agamenilde Dias”. O evento foi promovido com o objetivo de recepcionar e inspirar os alunos do período 2024.2.
A mesa dos trabalhos contou, também, com a presença da professora Mariana de Brito Barbosa, magnífica reitora do Unipê, entre outros professores daquela instituição de ensino superior.
Coube a professora do Instituto e juíza membro do TRE-PB, Maria Cristina, fazer a apresentação da presidente do Regional. A juíza fez uma explanação traçando uma linha do tempo, em que apresentou recortes, retratos e retalhos da vida da desembargadora Agamenilde – da infância em Bonito de Santa Fé à Magistratura.
Aula Magna
A experiência de vida, adquirida desde a infância, e balizada a partir do cultivo dos valores morais e éticos esteve presente durante toda a aula ministrada pela desembargadora Agamenilde.
Ainda em sua preleção, a magistrada destacou a importância da coerência dos atos, das ações e atitudes na construção da imagem de uma pessoa, em especial na figura do homem público, e, em particular de um magistrado (a).
“Na minha infância, em Bonito de Santa Fé, a gente brincava de amarelinha, riscava as calçadas dos outros para brincar, exceto a calçada do juiz, que inspirava respeito”, comentou a desembargadora.
Aos novos alunos, a presidente do Regional recomendou aproveitar cada momento da vida acadêmica, como forma de assimilar ensinamentos e valores para, doravante, ao chegar ao campo profissional, poder “dar o melhor de cada um e de cada uma” em favor de uma sociedade mais justa e mais humana.
Aplaudida de pé, a magistrada encerrou a Aula Magna citando Chico Buarque de Holanda – um dos maiores nomes da Música Popular Brasileira.
Tomando de empréstimo parte de uma estrofe da música ‘A Banda’ – “...Depois que a banda passou...E cada qual no seu canto, e em cada canto uma dor...” – , assim a magistrada se pronunciou: “Que possamos ser, com a nossa ação e com o nosso conhecimento, remédio para curar essa dor”, complementou Agamenilde Dias.
/valternogueira/ascom/tre-pb/
Redes Sociais oficiais do TRE-PB
Confira nosso canal no Youtube
Curta nossa página no Facebook
Siga nosso Instagram
Siga nosso X
Siga nosso TikTok
Ouça nossos podcasts no Soundcloud
Ouça nossos podcasts no Spotify