Corte Eleitoral da Paraíba se despede da juíza Maria Cristina
A magistrada permanecerá na Corte Eleitoral até 25 de dezembro de 2024, quando completará o biênio, marcando o encerramento oficial de sua passagem pelo TRE-PB
A 129ª Sessão Administrativa do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), realizada na quarta-feira, 18 de dezembro de 2024, foi marcada por homenagens à juíza e ouvidora da Mulher, Maria Cristina Paiva Santiago. A magistrada, conhecida como "Kiu", está próximo de encerrar seu mandato como juíza membro da Corte Eleitoral.
Empossada em 26 de dezembro de 2022, Maria Cristina desempenhou um papel de destaque na análise e julgamento de processos relacionados às eleições na Paraíba. Durante seu mandato, foi amplamente reconhecida pelo equilíbrio, conhecimento jurídico e dedicação à democracia.
A magistrada permanecerá na Corte até 25 de dezembro de 2024, quando encerrará oficialmente seu mandato.
Homenagens recebidas
A presidente do TRE-PB, desembargadora Agamenilde Dias Arruda Vieira Dantas, abriu as homenagens, destacando a relevância das ações de Maria Cristina. “Mais do que as palavras, as ações, as intenções e as verdades se tornam mais fortes”.
O juiz membro e decano do TRE-PB, Fábio Leandro de Alencar Cunha, enalteceu a imparcialidade da juíza. “Você aqui, nestes dois anos, deu uma demonstração de ser uma juíza imparcial, firme nas suas decisões. Nas discussões acaloradas que as vezes alguns processos nos impõe, você sempre tratou a todos de maneira educada, por que não dizer de maneira doce, para fazer a Corte refletir sobre seus posicionamentos”, enfatizou.
O vice-presidente e corregedor do TRE-PB, desembargador Oswaldo Trigueiro do Valle Filho, destacou a contribuição da homenageada. “Acho que seu trabalho foi extremamente bem-feito, ou seja, aquilo que a sociedade esperava de uma julgadora no eleitoral você assim o fez; abraçou determinadas bandeiras, contribuiu para gestões que aqui estiveram”, afirmou.
Outros membros do TRE-PB também elogiaram Maria Cristina Paiva Santiago:
O juiz Roberto D’Horn Moreira Monteiro da Franca Sobrinho ressaltou sua atuação em defesa da igualdade de gênero e combate às fraudes nas cotas de gênero. “Você, Kiu, é a segunda mulher a ocupar a cadeira de jurista titular neste Tribunal… Você também que foi a primeira mulher a disputar a presidência da OAB, teve uma votação expressiva. Aqui nesta Corte teve uma atuação destacada, firme e altiva. Uma defensora fervorosa da igualdade de gênero, combateu às fraudes à cota de gênero com muito vigor, eu sou testemunha disso”, acrescentou.
O juiz Sivanildo Torres Ferreira desejou sucesso em seus futuros desafios. “Quero deixar registrado o meu mais sincero apreço e os votos de que novos desafios venham a cruzar o seu caminho e que, em todos eles, assim como se deu neste Tribunal, vossa excelência tenha muito sucesso. Boa sorte e até breve!”
O juiz Federal Bruno Teixeira de Paiva, em participação telepresencial, reconheceu sua dedicação e sensibilidade. “Por mais árduo ou técnico que fosse o processo, passamos por processos muito difíceis, seus votos eram sempre guiados com muita doçura e com muito coração, pelo olhar atento que tinha com os outros e também com a dedicação de propósito de justiça que você trouxe aqui nesse tempo”, reconheceu.
O procurador Regional Eleitoral da Paraíba, Renan Paes Félix, destacou o conhecimento jurídico da magistrada. “Kiu, com a conduta ética exemplar, sempre atenciosa com os advogados, com os servidores desta Casa, com a Procuradoria Eleitoral, sempre interessada em entregar uma prestação jurisdicional célere e adequada Nos casos difíceis sempre atuou de forma independente, de forma firme quando era necessário firmeza e portanto, quero dizer que você honrou aqui esta cadeira”, destacou.
Em nome da OAB-PB, Matheus Santiago Moura, filho da homenageada, visivelmente emocionado, destacou o sentimento de satisfação com os feitos e qualidades de sua matriarca. “Eu venho aqui dizendo que nada me surpreendeu, a forma ética, segura que ela ocupou esta função, nada me surpreendeu, mas muito me orgulhou. Muito me orgulhou, mãe, de você ver e de você transformar seus dias em noites e suas noites em dias, para que sua técnica judicial estivesse melhor. Muito me orgulhou, mãe, de vê-la ocupar pela segunda vez [esta cadeira] que tradicionalmente é ocupada por homens, mas mãe, muito mais me orgulha de ser seu filho”, registrou.
Representando as servidoras e servidores do gabinete da juíza, Silma Leda Sampaio de Albuquerque, destacando as qualidades da magistrada, agradeceu: “Quero deixar registrado aqui, não só em meu nome, mas em nome de toda a equipe que compôs o seu gabinete, o ‘Gab. 3’, durante os dois anos que já se passaram; os servidores Renato, Arlene, os Estagiários Maurício, Alexandra, o jovem brilhante e gentil João, que foi imprescindível na obtenção dos resultados do seu gabinete. A vida é finita, assim como os momentos também o são, mas devemos agradecer a Deus por tudo que vivenciamos. Quero aqui externar minha gratidão e a de todos os meus colegas pela confiança depositada”.
Despedida da magistrada
Em sua fala de despedida, a juíza Maria Cristina Paiva Santiago agradeceu a confiança e o apoio recebido durante sua trajetória na Corte Eleitoral. “Saio daqui com uma certeza absoluta que honrei a classe de jurista ao sentar aqui e que dignifiquei esse lugar, e que todos os meus colegas podem olhar a Justiça Eleitoral com altivez porque sabem que teve alguém que a representou de forma digna, de forma ética, de forma leal, como deve ser a advocacia”, concluiu.
Vídeo
Assista ao momento das homenagens, no vídeo da Sessão Administrativa, publicado no canal oficial do TRE-PB no YouTube:
https://www.youtube.com/live/KK63nYH_-8o?si=cBfAmgSd10f7oRiK&t=12270
Breve currículo
Maria Cristina Paiva Santiago, ou “Kiu”, é advogada desde 1992, professora do Centro Universitário de João Pessoa (Unipê) e doutora em Direito Civil. Mestre em Direito do Consumidor pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e especialista em Direito Processual Civil pela Universidade Cândido Mendes (UCAM), é graduada em Direito pela UFPB.
Filha do falecido procurador do Estado Sindulfo Santiago e da professora Maria das Graças Paiva Santiago, é mãe de Maria Thereza e Matheus.
Kiu foi presidente do Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM) na Paraíba e, em 2021, tornou-se a primeira mulher a disputar a presidência da OAB-PB. Além de sua trajetória como advogada e professora, atua como juíza eleitoral no TRE-PB, com mandato até 25 de dezembro de 2024.
/rafaelkoehler/ascom/tre-pb/
Redes Sociais oficiais do TRE-PB
Confira nosso canal no Youtube
Curta nossa página no Facebook
Siga nosso Instagram
Siga nosso X
Siga nosso TikTok
Ouça nossos podcasts no Soundcloud
Ouça nossos podcasts no Spotify