TRE-PB na Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral e do Assédio Sexual e Discriminação

Cartilha aponta quais são os comportamentos desejáveis no trabalho e quais são considerados inaceitáveis

Card com a capa da cartilha de prevenção ao assédio e à discriminação; no canto superior direito...

Com as regulamentações das Comissões de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral e do Assédio Sexual e Discriminação de primeiro e segundo graus do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), notabiliza-se o compromisso da alta administração do Órgão manifesto na política assentada para o princípio da dignidade da pessoa, o valor social do trabalho e a proibição de todas as formas de discriminação, estando de acordo com Resoluções do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Hospedada no site do TRE-PB e disponível ao acesso de toda pessoa interessada, a cartilha de Prevenção ao Assédio e Discriminação, elaborada pela Comissão de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral, do Assédio Sexual e Discriminação (CPEAD), aponta quais são os comportamentos desejáveis no trabalho e quais são considerados inaceitáveis.

O informativo é estendido aos servidores, estagiários e empregados de empresa prestadora de serviço ao TRE da Paraíba, canal de orientação, acolhimento e denúncia, pelos meios de comunicação institucional, trabalhado pela Ouvidoria Regional Eleitoral, inclusive para adoção de procedimentos que colaboradores e gestores possam ser tomadas em caso ou suspeita de assédio e discriminação na condição de vítima ou testemunha.

Como resultado da disseminação da temática, voltada à prevenção de assédio e discriminação na Justiça Eleitoral da Paraíba, houve a promoção de palestras com os temas: “Prevenção dos riscos de assédio moral para a promoção da saúde mental dos servidores”, e “Assédio na organização e o Impacto na Saúde Mental”, alinhadas à Política Nacional de Gestão de Pessoas do Poder Judiciário, e o curso “Desenvolver Competências Psicoemocionais e Psicossociais e Cultura do Respeito para prevenir práticas de assédio dentro da organização”, dentro das ações da Comissão de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral, do Assédio Sexual e Discriminação (CPEAD).


Confira sobre o tema:
Portaria TRE-PB nº 49/2023 que que institui a composição atual da Comissão de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral e do Assédio Sexual.
Cartilha de Prevenção ao Assédio e a Discriminação.
Portaria TRE-PB nº 207/2023 que institui e regulamenta as Comissões de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral e do Assédio Sexual e Discriminação de primeiro e segundo graus do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba.
Resolução CNJ nº 351/2020 que institui, no âmbito do Poder Judiciário, a Política de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral, do Assédio Sexual e da Discriminação.
As denúncias de assédio moral, de assédio sexual e/ou de discriminação devem ser encaminhadas através do formulário de contato com a Ouvidoria do TRE-PB .


/ascom/tre-pb/

Redes Sociais oficiais do TRE-PB

Confira nosso canal no Youtube

Curta nossa página no Facebook

Siga nosso Instagram

Siga nosso X

Siga nosso TikTok

Ouça nossos podcasts no Soundcloud

Ouça nossos podcasts no Spotify

ícone mapa

Sede: Av. Princesa Isabel, 201- Tambiá - CEP 58020-528 - João Pessoa/PB

Tel: (83) 3512-1200, Fax: (83) 3512-1448
Balcão Virtual (atendimento apenas durante o horário de atendimento ao público).

Ícone horário de funcionamento dos protocolos

Missão do TRE-PB: "Garantir a legitimidade do processo eleitoral"
Horário de funcionamento: de segunda a quinta das 12h às 19h; sexta de 7h às 14h.
Do dia 15/08/2024 ao dia 31/10/2024: de segunda a sexta das 12h às 19h, conforme a Portaria Nº 243/2024 TRE-PB/PTRE/ASPRE.