TRE-PB participa de encontro sobre inovação e tecnologia no Judiciário
O 4º FestLabs foi realizado de 11 a 13 de setembro no Rio de janeiro
As servidoras do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), Anália Eugênia Moraes e Érika Camarotti de Lima, participaram de 11 a 13 de setembro do 4º Encontro Nacional dos Laboratórios de Inovação do Poder Judiciário – FestLabs. Elas integram o Laboratório de Inovações, Inteligência e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Justiça Eleitoral (LIODS-JE) na Paraíba.
O evento foi realizado na sede do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro e organizado pelo Fórum do Poder Judiciário do Rio de Janeiro (Fojurj), em parceria com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Participaram magistradas, magistrados, servidoras, servidores, colaboradoras e colaboradores que atuam nos Laboratórios de Inovação dos Tribunais Regionais Eleitorais, Tribunais Regionais do Trabalho, Tribunais Regionais Federais, Tribunais de Justiça e Tribunais de Justiça Militar.
O FestLabs 2024 buscou estimular o espírito inovador no Poder Judiciário, promovendo um ambiente multidisciplinar onde a tecnologia e a sustentabilidade se encontram para gerar soluções inovadoras. Durante os três dias de evento, magistrados, servidores e especialistas tiveram a oportunidade de participar de palestras, apresentações de projetos, oficinas práticas e exposições culturais, sempre com o objetivo de discutir temas relevantes para o aprimoramento da Justiça.
O evento foi aberto no dia 11/09 pelo vice-presidente do Superior Tribunal de Justiça, ministro Luis Felipe Salomão e contou com a participação de autoridades do Judiciário, como o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Luís Roberto Barroso.
Dentro da programação do evento, as servidoras Anália Moraes e Érika Camarotti apresentaram o projeto “Totalização Ágil”, em formato de “Pitch” (curto e direto sobre um assunto). O trabalho foi desenvolvido pelo LIODS-JE do TRE-PB, com a participação de representantes do Coint (Conselho de Integração das Zonas Eleitorais) e de unidades ligadas diretamente aos trabalhos de totalização de votos.
Segundo Anália Moraes e Érika Camarotti, o trabalho se deu por meio de um esforço conjunto, integrado e colaborativo. O projeto aplica técnicas do Design Thinking e reuniões por videoconferência. O resultado foi apresentado no formato de um painel BI, contendo dados históricos da logística de totalização utilizada pelas zonas eleitorais; e uma cartilha contendo boas práticas de logística de totalização de votação a serem seguidas tanto pelas zonas eleitorais quanto pelas unidades da Secretaria do TRE-PB, para uma totalização ágil. Por fim, ficou definido um checklist chamado de “10 Regras de Ouro para Totalização Ágil”.
Na ocasião foi explanada a questão “REDEFINIÇÃO DO PROBLEMA” que objetiva expôr como a Justiça Eleitoral pode dar condições às Zonas Eleitorais para realizarem a transmissão dos votos, permitindo a totalização até as 20h no dia do pleito, reforçando a credibilidade desta justiça especializada perante a sociedade e realizando um processo eleitoral eficiente.
No final da apresentação foi distribuída às participantes e aos participantes a Cartilha “Totalização Ágil”, material produzido pelo Laboratório de Inovações, Inteligência e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Justiça Eleitoral (LIODS-JE) da Paraíba.
FestLabs
O Festival objetiva estimular o espírito inovador no Poder Judiciário, reunindo tecnologia, sustentabilidade e inovação em um ambiente multidisciplinar. A programação diversificada, inclui exposições, feira de projetos, atividades culturais e artísticas, palestras e oficinas que discutem temas relevantes como o foro extrajudicial e a integração de novas tecnologias no sistema judiciário.
O Encontro Nacional de Laboratórios de Inovação do Poder Judiciário busca fomentar a criação de parcerias e redes de apoio entre tribunais. Atualmente, 86 tribunais e órgãos do Judiciário possuem laboratórios de inovação, refletindo um compromisso crescente com a modernização e a melhoria dos processos judiciais.
Nesta 4ª edição do evento, os Tribunais Regionais Eleitorais participaram com um grande número de inscritas e inscritos.
Prêmio de Inovação
No encerramento do 4º FestLabs houve a cerimônia de entrega da primeira edição do Prêmio de Inovação. Promovido pelo CNJ, o prêmio tem o objetivo de reconhecer ações de aperfeiçoamento dos processos e serviços e dos seus responsáveis; estimular, disseminar e contemplar a busca por soluções inovadoras na prestação de serviços à população.
/rafaelkoehler/ascom/tre-pb/
Redes Sociais oficiais do TRE-PB
Confira nosso canal no Youtube
Curta nossa página no Facebook
Siga nosso Instagram
Siga nosso TikTok
Ouça nossos podcasts no Soundcloud
Ouça nossos podcasts no Spotify