Justiça Eleitoral reforça parcerias institucionais com visitas técnicas a tribunais e Ministério Público
Foram visitados: o Tribunal de Contas do Estado (TCE-PB), o Tribunal Regional do Trabalho da Paraíba (TRT-13ª Região), o Ministério Público Estadual (MPPB), e o Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB)

Troca de informações nas áreas de Business Intelligence (BI) que possam otimizar ações, análises e tomadas de decisões na Justiça Eleitoral. Esse foi o saldo da série de visitas institucionais que o presidente do TRE-PB, Oswaldo Trigueiro do Valle Filho, deu início nesta segunda-feira (14/04) a presidentes de tribunais paraibanos e Ministério Público Estadual.
A comitiva da Justiça Eleitoral paraibana foi composta ainda pela diretora-geral do TRE-PB, Alexandra Cordeiro, e pelo secretário de tecnologia da informação e comunicação, Vinícius Veloso. Juntos, eles visitaram o Tribunal de Contas do Estado (TCE-PB), o Tribunal Regional do Trabalho da Paraíba (TRT-13ª Região), O Ministério Público Estadual (MPPB), e o Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB).
Para o presidente do TCE-PB, Fábio Nogueira, a ideia é manter essa parceria institucional forte. “Vamos colaborar com tudo que for preciso na medida do possível”. Além dele, participaram do encontro o vice-presidente do TCE-PB, André Carlo Torres, o Procurador do Ministério Público de Contas, Bradson Camelo; o diretor-geral Severino Claudino; o diretor de auditoria Eduardo Albuquerque; o diretor de tecnologia Ed Wilson; e o auditor de controle externo Luzemar Martins.
Planejamento Estratégico
No TRT-13, a visita também foi vista de forma positiva por ambos os lados que também discutiram a parceria e a troca de informações e expertises no setor de tecnologia de Business Intelligence (BI), além da elaboração de planejamento estratégico que é um dos objetivos da nova gestão do TRE-PB.
“Foi muito relevante. Naquilo que o Tribunal puder colaborar com o TRE estamos de portas abertas. Não somos ilhas, temos que nos dar as mãos porque afinal de contas prestamos um serviço público”, afirmou a desembargadora Herminegilda Leite Machado, presidente do TRT-13.
“Essa visita superou em muito as nossas expectativas, o TRT-13 sempre foi uma referência pra gente em termos de organização e continuidade administrativa. E viemos beber um pouco dessa fonte”, destacou o Presidente do TRE-PB, Oswaldo Trigueiro.
A comitiva da justiça eleitoral trocou muitas ideias no TRT com o diretor-geral Alexandre Gondim, o secretário de gestão e governança Max Frederico Feitosa, a secretária-geral judiciária Fernanda Lima, o secretário de Tecnologia da Informação substituto, Paulo Sérgio Costa, e o coordenador de Desenvolvimento e Sustentação de Sistemas, Bruno Sales.
No Ministério Público Estadual, os membros do TRE-PB foram recebidos pelo procurador-geral de justiça Antônio Hortêncio Rocha Neto. “Saio satisfeito, pois vejo a evolução e a modernidade aqui. Buscamos evolução na área de TI e aqui a ferramenta de Business Intelligence é muito interessante”, avaliou o presidente do TRE-PB.
Acompanhado do secretário-geral Rodrigo Marques da Nóbrega, do diretor administrativo Jhonatan Vieira e da diretora de TI, Viviane Queiroz, o procurador-geral Antônio Hortênsio também ressaltou a troca de informações na visita. “Quanto mais a gente conseguir partilhar e cooperar, é melhor, Já temos essa parceria com inúmeros poderes e não seria diferente com a Justiça Eleitoral”.
No Tribunal de Justiça da Paraíba, a visita institucional do TRE-PB ganhou a participação do vice-presidente e corregedor Márcio Murilo. Novamente, a pauta trouxe discussões em torno do BI e o quanto a continuidade de gestão na Justiça Eleitoral será proveitosa.
Para o presidente do TJPB, desembargador Frederico Martinho da Nóbrega Coutinho, a parceria entre as duas justiças só traz benefícios. “É superimportante e mostra a valorização da Justiça eleitoral e comum. Trocamos ideias e aprendemos um com outro. Essa parceria e firme, sólida e, cada vez mais, fortalecida em prol da cidadania”. Junto com ele, estavam na reunião o diretor administrativo Fernando Anterio Fernandes, o diretor de tecnologia Daniel Ayres e o juiz auxiliar da vice-presidência Max Nunes de Franca.
Na avaliação da diretora-geral do TRE, Alexandra Cordeiro, o dia de visitas foi muito importante por prestigiar e estimular a parceria entre os Tribunais, algo valorizado pelo CNJ. “A nossa gestão é rápida e, se pudermos aproveitar daquilo que outros órgãos já desenvolveram, e que se adequem as nossas necessidades, isso traz economia de tempo e de recursos financeiros”.
/michelle_sousa/ascom/tre-pb/
Redes Sociais oficiais do TRE-PB
Confira nosso canal no Youtube
Curta nossa página no Facebook
Siga nosso Instagram
Siga nosso X
Siga nosso TikTok
Ouça nossos podcasts no Soundcloud
Ouça nossos podcasts no Spotify