Participação Feminina
O Poder Judiciário tem se preocupado em promover a igualdade entre homens e mulheres. Por isso, instituiu a sua Política Nacional de Incentivo à Participação Feminina através da Resolução CNJ nº 255/2018.
No mesmo sentido, o TRE-PB publicou a Portaria nº 161/2024 TRE-PB/PTRE/ASPRE , que estabeleceu o Programa de Participação Institucional Feminina no âmbito da Justiça Eleitoral da Paraíba e nomeou a Comissão de Participação Feminina (COPFEM).
Atendendo a Resolução CNJ nº 418/2021, aderimos ao Repositório Nacional de Mulheres Juristas, criado pelo CNJ com o objetivo de ser um repositório nacional da mulheres que tenham expertise nas diferentes áreas do Direito, com vistas a promover a igualdade de gênero no ambiente institucional e incentivar a participação feminina nos cargos de chefia e assessoramento em bancas de concurso e como expositoras em eventos institucionais.
Conheça a memória de mulheres paraibanas importantes para a evolução da história da Paraíba, do Brasil e do mundo, através dos podcasts Mulheres Paraibanas em Foco .
A COPFEM também promoveu a série de lives "Mulheridade e Poder", que evidencia experiências de mulheres que conquistaram espaços de poder.
Além disso, viabilizou a adesão do TRE-PB à Campanha do CNJ "Sinal Vermelho contra a Violência Doméstica" .